fbpx
Finanças e previdência

Já pensou em incluir a previdência complementar no seu planejamento?

Publicado em 29/01/21

Começar o ano com as finanças já organizadas é uma tarefa difícil, mas ainda tem muitos meses pela frente para que você recupere o tempo perdido. Para começar, é importante utilizar uma planilha de gestão das finanças pessoais, ela pode ser em papel, em um Excel ou aplicativo para smartphone. Anotando todas as receitas e despesas fica mais fácil entender como os recursos são utilizados.

O segundo passo é definir os objetivos, pois é mais fácil poupar quando se tem a missão de realizar um sonho, por exemplo. Depois de poupar, é hora de aprender a investir o que sobrou. Uma das melhores formas de fazer isto é com um plano de previdência complementar.

Aderir ao plano ou aumentar o valor da contribuição mensal, para quem já é participante, facilita o planejamento financeiro futuro. Quanto antes as contribuições começarem, por mais tempo elas terão rentabilidade, aumentando assim o seu patrimônio.

Além disso, você pode planejar desde já fazer um aporte ou contribuições suplementares mensais durante o ano para aumentar o valor acumulado para o seu futuro. Também é importante acompanhar a rentabilidade e fazer simulações, tudo isso disponível no Meu Acesso, para conferir se o retorno que você espera poderá ser alcançado com a quantia que investe.

Pular para o conteúdo