fbpx
Saúde e Bem Estar

Caju: a fruta multifuncional

Publicado em 17/12/21

Quando pensamos em uma fruta versátil podemos citar o caju, que pode ser consumida e aproveitada por inteiro, além de conter nutrientes benéficos a nossa saúde

O verão está chegando, e nada melhor do que se preparar para a época mais esperada do ano cuidando da saúde. As frutas são sempre ótimas opções de consumo. Nesta matéria, vamos falar do caju: por ser rico em vitamina C contribui para as defesas do organismo e o sistema imunológico, ele também é um ótimo antioxidante, que protege o tecido epitelial e contribuindo para prevenção de inflamações.

O caju possui em sua composição fósforo, magnésio, potássio, zinco, ferro, cobre e cálcio. Rico em nutrientes, não é mesmo? Mas como diz o ditado “tudo em excesso faz mal”, e com o caju não é diferente, pessoas com problemas de gastrite devem tomar cuidado, uma vez que o caju é uma fruta cítrica.

 Ele é de origem brasileira, vem do cajueiro, árvore nativa da região litorânea do nordeste brasileiro. Aliás, você sabia que o fruto do cajueiro é a castanha? Isso mesmo! O caju é um pseudofruto, mas ambos possuem benefícios a saúde.

Confira abaixo alguns benefícios da fruta ao nosso organismo:

– Pele: por ser rico em antioxidantes ajuda a evitar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.

– Organismo: as fibras atuam no nosso corpo atrasando a absorção dos açucares, ajudando a evitar picos de glicemia e a diminuição de secreção de insulina.

– Memória: o selênio é um micronutriente que compõe a fruta, atua como antioxidante e evita dano causado pelos radicais livres às células do cérebro.

– Sistema imunológico: a vitamina E, zinco e A ajudam o nosso sistema imunológico.

– Cabelo e unhas: por conter cobre, selênio, zinco e vitamina E, auxilia no crescimento das unhas e na saúde do cabelo, melhorando a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Comece o ano novo cuidando da alimentação. As frutas são ótimas opções para o verão, pois são leves, refrescantes e saudáveis!!

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/06/07/gripado-aposte-tambem-no-caju-para-a-imunidade-e-ganhe-mais-7-beneficios.htm

https://www.tuasaude.com/como-a-castanha-de-caju-pode-melhorar-a-saude/

Pular para o conteúdo