Saúde e Bem Estar

A importância da convivência entre avós e netos

Data de Publicação: 22/07/21

Os filhos chegam geralmente em momentos mais atribulados da vida, em que se faz necessário dividir a dedicação entre trabalho e família, além de ser a descoberta de um universo inteiramente novo. Já, quando os netos chegam, a experiência é totalmente diferente: eles vêm para colorir os dias, divertir a rotina e relembrar o quão grande é o cuidado que podemos dedicar a alguém. Mas você sabia que, além de fortalecer os laços familiares, o amor entre avós e netos faz bem para a saúde?

Para os avós, a conexão permite contato com uma geração muito mais nova e, consequentemente, a abertura para novas ideias e conhecimentos. É muito comum que os idosos sintam certa melancolia ao perceber que já não acompanham o que está em alta na atualidade. Os jovens funcionam como uma ponte entre os avós e a internet, os smartphones, as gírias atuais e a vida da forma como acontece hoje. Essa conexão é bastante produtiva, fazendo com que os avós atualizem sua visão de mundo e não se sintam deslocados pela sociedade contemporânea.

Estudos recentes da Universidade de Boston comprovaram que um forte vínculo com os netos é um potente remédio para afastar sintomas de depressão. Auxiliar nas tarefas, dar caronas e levar para passear são algumas das atividades que fazem os avós sentirem que contribuem efetivamente na vida dos netos, afastando o sentimento de invalidade tão comum em quadros de depressão na terceira idade.

Jogar bola, pular corda, brincar no parque, montar quebra-cabeças, desenhar são algumas das atividades que as crianças mais amam e que funcionam como um grande exercício para a saúde física e mental dos avôs e avós. O ato de brincar com os netos estimula o idoso a realizar atividades que fogem de sua rotina habitual e desafiam o corpo a se manter ativo e lúcido. Brincadeiras de movimentação beneficiam a circulação, a mobilidade e a coordenação, enquanto as brincadeiras de raciocínio lógico estimulam aspectos cognitivos como memória, linearidade de pensamento, associação de padrões e comandos mentais que costumam enfraquecer com o passar dos anos. 

os avós oferecem a sabedoria adquirida durante a vida, costumam passar às novas gerações muitas histórias sobre o passado, o que é enriquecedor para qualquer criança. Respeitar e saber conviver harmoniosamente com os avós faz com que os netos também tenham facilidade para respeitar as demais pessoas, formando cidadãos que entendem a importância de viver em meio às diferenças.

<

Mais artigos