Aprovada a criação da nova entidade de previdência do Grupo Eletrobras

Data de Publicação: 13/03/25

Aos participantes da Elos, reforçamos que este movimento não altera as regras dos planos de benefícios e os seus direitos.

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) aprovou, conforme publicação no Diário Oficial da União em 12 de março (Portaria PREVIC nº 225/2025), a criação da EletrobrasPrev, uma nova entidade fechada de previdência complementar. A proposta havia sido submetida pela Eletrobras ao órgão regulador em outubro de 2024.

Desde o ano passado, comunicamos em nosso site (acesse aqui) que a Eletrobras planejava unificar as cinco entidades fechadas de previdência complementar que patrocina: Fachesf, Real Grandeza, Eletros, Previnorte e Elos. Nossa adesão a esse projeto de otimização visa trazer mais eficiência, reduzir custos administrativos e fortalecer a governança, garantindo ainda mais segurança regulatória para todos.

Foi constituída uma Comissão de Transição envolvendo todas as Fundações e a Eletrobras, com a participação de dois conselheiros (um indicado e um eleito) e oito profissionais técnicos da Elos, que inclusive já teve sua primeira reunião dia 12 de março. Nossa prioridade é assegurar que essa mudança traga maior eficiência e sustentabilidade na gestão dos planos e segurança aos participantes, aposentados e pensionistas.

Queremos reafirmar nosso compromisso com a transparência e reforçar que este movimento não altera as regras dos planos de benefícios e todos os direitos adquiridos estão preservados. Seguimos atuando para garantir a solidez e a sustentabilidade da previdência complementar.