Comunicamos aos nossos participantes e demais partes interessadas que recebemos, no dia 18 de outubro, carta assinada pelo Vice-Presidente de Gente, Gestão e Cultura da Eletrobras com o convite para que a Fundação Elos fizesse parte do projeto de otimização da previdência das empresas Eletrobras. O assunto foi apreciado em reunião do Conselho Deliberativo no dia 31 de outubro, ocasião em que aprovou, por maioria a participação da Fundação Elos no projeto.
Por meio da carta, a Eletrobras e suas empresas, na qualidade de patrocinadoras, expressaram ao Conselho Deliberativo da Fundação Elos a intenção de criar uma nova entidade fechada de previdência complementar (EFPC), que irá abranger não apenas os planos de previdência administrados pela Elos, mas também os planos administrados por outras EFPC patrocinadas pelas demais empresas Eletrobras.
Ainda de acordo com a Eletrobras, em função da sua reorganização administrativa, otimizar e racionalizar a gestão dos planos de previdência de todo o grupo é prioritário. O objetivo é beneficiar seus empregados participantes, aposentados e pensionistas, fortalecendo a governança e aproveitando o potencial existente para alcançar significativas economias de escala e escopo.
Ressaltamos que, desde dezembro de 2023, a Fundação Elos já possui a Eletrobras e suas subsidiárias entre seus patrocinadores (https://elos.org.br/noticia/novas-patrocinadoras-ao-plano-elosprev/), sendo que a nossa participação nesse projeto consiste em uma continuidade do movimento de contribuição para o modelo previdenciário do grupo Eletrobras, com geração de valor para todas as partes interessadas, principalmente pelo potencial de promoção de ganhos de escala, redução das despesas administrativas, segurança regulatória e fortalecimento da governança.
Esclarecemos que este movimento não altera as regras dos planos de benefícios e os direitos dos participantes.