Esta é a quinta matéria da série ‘Quarentena produtiva ou seria home office criativo?’
Este é o time que recebe, paga, resgata, registra, contabiliza, analisa, acompanha, demonstra e mensalmente presta contas de todas as atividades financeiras da empresa por meio do balancete contábil e anualmente por meio do Balanço Patrimonial. Ufa… quanta coisa! Todas essas tarefas eram feitas até meados de março dentro de uma mesma sala. Separar a equipe sem planejamento prévio foi o maior desafio desta área. E essa missão ficou ainda mais radical quando logo no início do home office houve a saída de um integrante e entrada de uma nova colaboradora, a Naiara, que foi contratada para substituir o Felipe (lembra dele? Foi para o time de investimento, contamos essa história na primeira matéria da série). Em junho, o time ganhou novamente mais um reforço, com a entrada da Juliana.
Esta equipe tem contabilizado mais um dado curioso neste período de pandemia, o número de horas de reuniões e treinamentos on-line entre os colegas de equipe. A Elisete e a Naiara, por exemplo, chegam a ficar várias horas do dia conectadas por vídeo para que a Elisete consiga ensinar todos os processos e procedimentos próprios da contabilidade de um fundo de pensão à colega do time. E tem mais um detalhe inusitado do home office: “Já sou até amiguinha da Olívia, filha de três anos da Naiara”, conta Elisete. É quase impossível separar vida pessoal e trabalho neste momento, por isso tem se tornado comum a participação especial dos filhos nas inúmeras reuniões virtuais que fazemos ao longo do dia.
Mesmo em meio a algumas adversidades, o time se adaptou à nova rotina e tem cumprido todas as atividades dentro dos prazos combinados. “Além dos processos próprios da área financeira e contábil, estamos participando ativamente da implantação do novo sistema de gestão adquirido final do ano passado. Já tivemos os treinamentos e estamos na fase de validação do sistema para na sequência iniciar as operações de forma paralela”, explica Zingara.
Para manter o ritmo de trabalho em home office, cada um tenta achar um cantinho em casa que seja mais adequado, com menos barulho e interferências e que fique confortável para passar pelo menos oito horas do seu dia. O Paulo escolheu seu quarto para colocar a mesa de trabalho e com fundo musical do Legião Urbana (uma de suas bandas favoritas), como já era de costume, consegue se concentrar nas suas atividades. “A família toda tem me apoiado e respeitado meu home office”, ressalta ele.
Já o Luiz Henrique usou até a plaquinha da sala para ambientar seu espaço de trabalho. Você viu este detalhe na foto dele? Aproximamos para você ver melhor!
E não podíamos fechar o capítulo da história deste time sem registrar a indicação de uma das músicas que embalam a rotina de trabalho do Paulo.
“Tempo perdido”, do Legião Urbana (vejam a primeira estrofe da letra, diz algo para você?):
“Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo”
Leia as outras matérias da série:
Time de Seguridade acha formas para manter o acolhimento e a qualidade na prestação dos serviços
Eles são nossa linha de frente: time administrativo cuida da nossa segurança
Time de Controladoria encontra caminhos diferentes para alcançar as metas
Autor: Vivian Beltrame Awad
Jornalista e assessora de comunicação
Arte: Diogo Moreira