Você sabia que o tomate é uma fruta? Conheça os principais benefícios a saúde
O tomate é uma fruta muito popular pelo mundo, pode ser consumido in natura, em molhos, saladas e em diversas receitas. Apesar da sua popularidade, muitas pessoas não o reconhecem como uma fruta, e sim como um legume, fato que pode ser confundido também por não conter um sabor doce.
Mas você sabe por que o tomate é considerado uma fruta?
O desenvolvimento do tomate vem do ovário da flor do tomateiro, sendo assim, esse processo faz o tomate ser considerado uma fruta.
Por possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e diuréticas, o tomate trás vários benefícios a saúde, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças, como: infarto do miocárdio e o câncer de próstata.
Confira os principais benefícios que o tomate traz ao nosso organismo:
Dieta: sempre é recomendado acrescentarmos frutas a nossa alimentação, sendo o tomate uma delas é uma ótima opção, já que ele contém poucas calorias e é rico em fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e diminuir a fome.
Saúde dos ossos: o tomate contém em suas propriedades boas quantidades de vitamina K, que age ativando a osteocalcina, proteína fundamental para o crescimento e mineralização dos ossos.
Intestino: as fibras insolúveis que contém no tomate ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, auxiliando na prevenção da prisão de ventre e doenças, como a diverticulose e câncer de cólon.
Envelhecimento precoce: a vitamina C pode ajudar a estimular a produção de colágeno, proteína que previne o surgimento de rugas e a regeneração da pele. Além disso, os antioxidantes do tomate possibilitam a proteção das células da pele, atuando no combate aos radicais livres.
Se você não sabia que o tomate era uma fruta não deixe de continuar nos acompanhando, para saber mais benefícios e curiosidades de outra fruta! Se você já sabia e já é de casa, então, até a próxima!