Finanças e previdência

Previdência Complementar para as Mulheres

Data de Publicação: 07/05/21

A educação financeira e previdenciária é importante para toda mulher, principalmente por dar acesso a oportunidades econômicas e financeiras. Em média, a aposentadoria das mulheres é menor que a dos homens, isso significa que elas possuem chances menores de conquistar uma renda de aposentadoria adequada ao seu padrão de vida.

Além disso, a expectativa de vida feminina é maior que a masculina, alcançando uma média de 85 anos, que deve continuar se elevando. No geral, as mulheres vivem cerca de 3 anos a mais que os homens, por isso, é necessário que uma mulher possua uma renda de aposentadoria que dure mais que a de um homem. E, se ela pretende complementar essa aposentadoria pública com um plano de previdência privada, o valor que uma mulher terá que poupar terá que ser, em média, maior que a de um homem. Afinal de contas, o valor poupado terá que durar por mais tempo para sustentá-la, simplesmente porque ela tende a viver por mais tempo.

Não apenas isso, além de viverem mais, muitas mulheres recebem salários menores do que os homens. O mercado de trabalho tem evoluído constantemente para corrigir essa diferença. Mas, a renda média feminina ainda é 30% menor, de acordo com dados de 2019.  Para diminuir esse impacto, a educação financeira pode ser um grande divisor de águas que pode transformar a vida das mulheres, possibilitando realizar seus projetos pessoais e alcançar metas.

O primeiro passo é assumir o protagonismo da sua vida financeira, seja a responsável pelo seu dinheiro. Em segundo lugar, tenha controle dos seus gastos, anote todas as contas a pagar e os valores a receber; o ideal é que fique claro o quanto você ganha (receita) e o quanto você gasta (despesa).

Além disso, pratique o consumo consciente, antes de comprar pense se você realmente está precisando ou se está agindo por impulso. Importante também que você separe um valor mensal para gastos pessoais e tente não o ultrapassar. Não é apenas isso, poupe todo mês, comece a guardar e comece logo. Mas não pare por aí, tenha metas financeiras, defina seus sonhos e objetivos e estabeleça valor e prazo para realizar, assim será mais fácil manter o controle do planejamento. Seja previdente, abra mão de alguns gastos e economize para concretização de sonhos e projetos de longo prazo.

Entre tantos desafios que as mulheres enfrentam, a previdência complementar é uma alternativa interessante que permite o aumento da renda na idade avançada. Isto porque ela funciona como uma poupança para a aposentadoria, possibilitando que você incremente o valor que vai receber do sistema público. Na previdência complementar, o valor acumulado ao longo do tempo e os rendimentos do seu saldo vão te possibilitar um benefício adicional na aposentadoria, exatamente aquela fase em que você pode se encontrar mais vulnerável financeiramente.

Além de te ajudar a construir sua tranquilidade financeira na velhice, a previdência complementar tem muitas vantagens, protege você e sua família e oferece benefícios tributários importantes.

As informações desse artigo foram retiradas do material online elaborado pela Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Economia, para ter acesso ao conteúdo completo, clique no link a seguir: https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-complementar/mais-informacoes/arquivos/guiaprevmul_21-03-08.pdf

<