Perfis de investimentos


A Fundação ELOS é uma entidade preocupada com a satisfação de seus participantes ativos e assistidos e atenta às mudanças que acontecem no segmento de previdência complementar. Dessa forma, a ELOS percebeu um movimento natural das entidades em oferecer perfis de investimento as seus participantes do Plano de Contribuição Definida (CD) e, assim, implementou a modalidade de opção de perfis de investimento.

Isso significa mais flexibilidade e autonomia para o participante constituir sua reserva para a aposentadoria de forma compatível com suas particularidades e tolerância ao risco. Isto é, a Fundação ELOS lhe dá oportunidade de escolha da composição de investimento que melhor atende ao seu momento atual de vida, seus objetivos de longo prazo, sua expectativa de retorno financeiro e a sua capacidade de lidar com as variações do mercado financeiro.

A opção pelo Perfil de Investimento abrange apenas o saldo dos recursos alocados no Plano CD – subplano CD Puro, e não inclui os recursos do subplano BPDS (Benefício Proporcional Diferido Saldado).

Participante Ativo – Termo de opção de Perfil de Investimento (clique aqui para visualizar ou baixar)

Participante Assistido – Termo de opção de Perfil de Investimento (clique aqui para visualizar ou baixar)

Neste termo de opção você escolhe o perfil de investimento onde será investido o seu saldo de conta. A Fundação ELOS lhe dá oportunidade de escolha da composição de investimento que melhor atende ao seu momento atual de vida, seus objetivos de longo prazo, sua expectativa de retorno financeiro e a sua capacidade de lidar com as variações do mercado financeiro. Para isso, antes é obrigatório o preenchimento e envio do teste de perfil de risco, que já consta neste documento.

Anualmente, no período de 01 a 31 de maio, você poderá rever a sua opção do Perfil de Investimento. No caso, poderá manter sua atual opção ou alterar para um outro perfil se assim o desejar. A nova opção passará a vigorar a partir de 1º de julho, subsequente. Caso você não se manifeste neste período, será presumido sua permanência no perfil de investimento até então vigente.

Tipos de Investimentos – Conceitos Importantes

Antes de conhecer os tipos de perfis de investimentos que oferecemos, é importante que o participante tenha uma noção sobre as principais formas de investimentos existentes no mercado financeiro e totalmente aderente à Política de Investimento do Plano CD Eletrosul. Conhecê-las é essencial para optar pelo perfil que melhor se adequa ao participante.

A alocação de recursos é definida com base na composição de investimentos, e sua compreensão é indispensável. Os investimentos são agrupados de acordo com a legislação – Resolução CMN 3.792. Assim a Fundação ELOS tem a opção de seis modalidades de investimentos para alocar os recursos dos participante: Renda Fixa, Renda Variável, Imóveis, Operações com Participantes, Investimentos Estruturados e Investimentos no Exterior.

Leia mais sobre cada modalidade de investimento e conheça as opções oferecidas aos participantes ativos e assistidos.

Existem diferentes grupos de participantes. Como cada um desses grupos possui motivações e interesses distintos nos resultados da rentabilidade de seus planos de previdência. No plano CD Eletrosul o participante ativo ou assistido (aposentado ou pensionista) passa a ter o direito de escolher o perfil de seus investimentos.




Fique por dentro do que acontece na ELOS

Abrimos leilão para venda de três imóveis

A venda destes imóveis faz parte do nosso plano de desinvestimento imobiliário

Veja mais
Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Fique atento aos horários de atendimento diferenciados em dias de jogos do Brasil da 1ª fase da Copa 2022!

Veja mais
Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

O novo percentual solicitado passa a valer a partir de janeiro de 2023.

Veja mais