Perfis de investimentos


A Fundação ELOS é uma entidade preocupada com a satisfação de seus participantes ativos e assistidos e atenta às mudanças que acontecem no segmento de previdência complementar. Dessa forma, a ELOS percebeu um movimento natural das entidades em oferecer perfis de investimento as seus participantes do Plano de Contribuição Definida (CD) e, assim, implementou a modalidade de opção de perfis de investimento.

Isso significa mais flexibilidade e autonomia para o participante constituir sua reserva para a aposentadoria de forma compatível com suas particularidades e tolerância ao risco. Isto é, a Fundação ELOS lhe dá oportunidade de escolha da composição de investimento que melhor atende ao seu momento atual de vida, seus objetivos de longo prazo, sua expectativa de retorno financeiro e a sua capacidade de lidar com as variações do mercado financeiro.

A opção pelo Perfil de Investimento abrange apenas o saldo dos recursos alocados no Plano CD – subplano CD Puro, e não inclui os recursos do subplano BPDS (Benefício Proporcional Diferido Saldado).

Participante Ativo – Termo de opção de Perfil de Investimento (clique aqui para visualizar ou baixar)

Participante Assistido – Termo de opção de Perfil de Investimento (clique aqui para visualizar ou baixar)

Neste termo de opção você escolhe o perfil de investimento onde será investido o seu saldo de conta. A Fundação ELOS lhe dá oportunidade de escolha da composição de investimento que melhor atende ao seu momento atual de vida, seus objetivos de longo prazo, sua expectativa de retorno financeiro e a sua capacidade de lidar com as variações do mercado financeiro. Para isso, antes é obrigatório o preenchimento e envio do teste de perfil de risco, que já consta neste documento.

Anualmente, no período de 01 a 31 de maio, você poderá rever a sua opção do Perfil de Investimento. No caso, poderá manter sua atual opção ou alterar para um outro perfil se assim o desejar. A nova opção passará a vigorar a partir de 1º de julho, subsequente. Caso você não se manifeste neste período, será presumido sua permanência no perfil de investimento até então vigente.

Tipos de Investimentos – Conceitos Importantes

Antes de conhecer os tipos de perfis de investimentos que oferecemos, é importante que o participante tenha uma noção sobre as principais formas de investimentos existentes no mercado financeiro e totalmente aderente à Política de Investimento do Plano CD Eletrosul. Conhecê-las é essencial para optar pelo perfil que melhor se adequa ao participante.

A alocação de recursos é definida com base na composição de investimentos, e sua compreensão é indispensável. Os investimentos são agrupados de acordo com a legislação – Resolução CMN 3.792. Assim a Fundação ELOS tem a opção de seis modalidades de investimentos para alocar os recursos dos participante: Renda Fixa, Renda Variável, Imóveis, Operações com Participantes, Investimentos Estruturados e Investimentos no Exterior.

Leia mais sobre cada modalidade de investimento e conheça as opções oferecidas aos participantes ativos e assistidos.

Existem diferentes grupos de participantes. Como cada um desses grupos possui motivações e interesses distintos nos resultados da rentabilidade de seus planos de previdência. No plano CD Eletrosul o participante ativo ou assistido (aposentado ou pensionista) passa a ter o direito de escolher o perfil de seus investimentos.




Fique por dentro do que acontece na ELOS

Excelência – agora somos uma empresa certificada ISO 27001 e ISO 27701

Estamos em um seleto grupo de 133 empresas brasileiras certificadas em Segurança da Informação e somos a segunda empresa da América Latina certificada ISO 27701

Veja mais
Esclarecimentos sobre a segurança dos seus recursos na ELOS com a privatização/capitalização da Eletrobras

Esclarecimentos sobre a segurança dos seus recursos na ELOS com a privatização/capitalização da Eletrobras

Reforçamos o compromisso com a transparência e a honestidade em nossa relação

Veja mais
Atendimento presencial retorna nas segundas e quartas-feiras

Atendimento presencial retorna nas segundas e quartas-feiras

Estamos seguindo todos os protocolos sanitários e pedimos que você só venha à ELOS caso realmente seja necessário

Veja mais
Reajuste de benefícios dos Planos BD-Eletrosul, Engie e BPDS

Reajuste de benefícios dos Planos BD-Eletrosul, Engie e BPDS

Veja a tabela com o índice de reajuste do seu plano de benefícios, que será aplicado neste mês, junho/2020.  O reajuste cheio é de 8,90%, referente ao INPC acumulado de junho/20 a maio/21.

Veja mais