O câncer de próstata é o tumor mais comum entre os homens com mais de 50 anos
Novembro azul representa o mês da campanha mundial de combate ao câncer de próstata e tem o objetivo de informar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce nas fases iniciais da doença.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Fica localizada abaixo da bexiga. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
O tabu e a desinformação são os grandes inimigos da prevenção do câncer de próstata, principalmente quando falamos na realização do exame de toque retal. É muito importante descobrir a doença nas fases iniciais, pois isso garante um tratamento eficaz. O diagnóstico precoce ajuda a diminuir os riscos do desenvolvimento da doença de uma forma mais agressiva. Muitos homens não fazem seus check-up de rotina como deveriam.
Existem dois tipos de exames mais comuns para detectar o câncer de próstata: a dosagem de PSA, que é um exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico (PSA), que é a uma proteína produzida pelo tecido da próstata e pelas células cancerosas. E o toque retal, que é um exame clínico que detecta alterações na próstata: presença de nódulos, endurecimentos ou certas irregularidades. O procedimento dura apenas alguns segundos.
Confira abaixo alguns fatores de risco mais comuns e sintomas do câncer de próstata:
Fatores de risco:
Idade: a incidência é maior nos homens com idade superior aos 50 anos
Histórico familiar: as chances de desenvolver a doença aumentam caso um parente de primeiro grau já tenha tido este tipo de câncer
Apresentar os fatores de risco não significa necessariamente que você vai desenvolver a doença. Muitos homens desenvolvem a doença sem ter um fator de risco conhecido. Mesmo que os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não é a causa direta da doença.
Sintomas câncer de próstata:
Dor óssea
Dores ao urinar
Vontade de urinar com frequência
Presença de sangue na urina e/ou no sêmen
Fique atento se tiver algum desses sintomas. Lembre-se da importância de consultar anualmente o urologista e de realizar os exames periódicos. Mantenha uma alimentação saudável e realize exercícios físicos. Cuidar do corpo e da mente é essencial para manter sua qualidade de vida hoje e no futuro.
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco-para-cancer-de-prostata/5850/1130/