Quarentena produtiva ou seria home office criativo?

Time de Controladoria encontra caminhos diferentes para alcançar as metas

 

Este time começou o ano com muitos desafios no radar. Tudo bem, a controladoria já está acostumada a metas audaciosas. Mas eles não contavam que seriam ainda mais desafiados para cumprir essas metas em meio a um indefinido período de quarentena imposta pela pandemia.

 

É como se você tivesse que atravessar um rio com uma forte correnteza e para dificultar mais um pouco, fosse escolhido um trecho do rio com várias pedras.

 

IUDD

 

Um dos grandes desafios foi conduzir o processo eleitoral da ELOS com todas as restrições que estamos passando desde março. Primeiro, fazer com que todos os comunicados sobre a eleição, desde a publicação do edital, inscrição de candidatos e senha de votação chegassem aos participantes (ativos, aposentados e pensionistas), com o agravante de que o correio estava com dificuldades e grandes atrasos nas entregas. Depois, fazer uma alteração importante no processo ao não permitir a votação presencial. Os participantes puderam votar somente por telefone ou pela internet. “Organizar desde a contratação da empresa que nos assessorou, as inscrições dos candidatos, as orientações aos candidatos que nas eleições anteriores sempre foram feitas com reuniões presenciais, a formulação do caderno da eleição, enfim, tudo teve que ser feito de um modo diferente. Mesmo com tantos imprevistos, finalizamos esta meta com sucesso”, explica o gerente da área, Elcio Nobrega Junior, que coordenou o processo eleitoral.

 

Teve até vídeo do coordenador explicando sobre a votação!

 

 

Bom, já antecipamos uma das atividades do setor, mas vamos voltar ao começo desta história. Conheça o time de controladoria que ganhou há alguns dias um reforço, a Karolina.

 

Site-Equipe (2)

 

Mais um ponto importante: A Controladoria controla o quê??

 

Está sob responsabilidade desta área o controle de todos os processos internos, normas, regimentos, gestão de riscos e mais do que isso, o que chamamos de compliance. Acho que você já deve ter ouvido essa palavra, mas vamos à explicação:

 

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido. Compliance, portanto, são disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer.

 

Parece chato? Mas em virtude desta responsabilidade não há monotonia. Este time está envolvido em tudo que a empresa faz, trabalha em conjunto com todas as equipes, e é o guardião do nosso Planejamento Estratégico.

 

Apesar de seguir processos e fazer controles, não é um time metódico, muito pelo contrário, trabalha com criatividade para propor soluções aos problemas e formas diferentes para alcançar as metas e resultados.

 

São o elo entre as equipes, a diretoria, a governança (conselho deliberativo e fiscal) e as patrocinadoras. Fazem o importante papel de relações institucionais.

 

Este time tem contribuído com três grandes projetos da ELOS para este ano: adequações para cumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados); transferência de gerenciamento do Plano BD da antiga CGTEE, administrado pela Fundação Família Previdência, para a ELOS; e novo posicionamento da marca ELOS.

 

Curiosidade

 

Não poderíamos terminar esta matéria sem mencionar que a quarentena está sendo ainda mais produtiva e criativa na casa do Radha, como é chamado pelos colegas. Além das atividades da ELOS, nas horas vagas, ele aproveitou estes cinco meses de isolamento social para compartilhar uma história intrigante com o mundo. “Ela roubou meu caminhão”, este é o título do seu livro recém lançado. Se quiser desvendar junto com o Vanderlei (personagem principal da história) este mistério, leia o livro.

 

Onde encontro o livro dele?

Em letras bem pequenas para não parecer propaganda….. procura na Amazon.

 

 

Leia as outras matérias da série:

 

Time de Investimento – Veja como criamos uma dinâmica de trabalho ainda mais eficiente mesmo em home office.

 

Time de Seguridade acha formas para manter o acolhimento e a qualidade na prestação dos serviços

 

Eles são nossa linha de frente: time administrativo cuida da nossa segurança

 

 

Autor: Vivian Beltrame Awad
             Jornalista e assessora de comunicação
Arte: Diogo Moreira

 



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Revisão Anual do Perfil de Investimento

Os participantes ativos e assistidos do Plano CD podem solicitar a troca de perfil durante o mês de maio

Veja mais
Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Em decorrência da pandemia, vamos oferecer novamente este ano a possibilidade de suspensão excepcional

Veja mais
Leilão do imóvel do Sertão do Maruim foi encerrado dia 22/03

Leilão do imóvel do Sertão do Maruim foi encerrado dia 22/03

Recebemos um lance no valor mínimo estipulado para venda. O Conselho Delibarativo já aprovou a proposta.

Veja mais