No dia 09 de outubro, nosso Diretor Financeiro, Rafael Vicchini, e nosso Gerente de Investimentos, Leonardo Sansivieri, participaram de uma visita técnica ao Mato Grosso do Sul, juntamente com outros doze investidores, como parte de um evento organizado pela Lacan Ativos Reais, gestora de um dos nossos Fundos de Investimento, em participações LACAN Florestal III.
Esse Fundo integra a carteira de investimentos do segmento Multimercado dos Planos BD Eletrosul e CD Eletrosul, com meta de retorno prevista em IPCA + 8%. Atualmente, o Fundo representa 0,25% do patrimônio total dos Planos BD Eletrosul e CD Eletrosul, e a previsão é que seja encerrado em meados de 2029.
Durante a visita técnica, foram exploradas as fazendas Santa Lúcia, Talismã do Sul, Chuva de Prata III e Bentevi, todas situadas nas proximidades de Três Lagos, no estado de Mato Grosso do Sul. Após a visita, Leonardo enfatizou a oportunidade de conhecer todo o processo operacional da empresa responsável pela gestão das florestas, desde a preparação do solo até a colheita dos eucaliptos. “Visitamos a primeira árvore plantada do portfólio do Fundo LACAN Florestal III, que atualmente encontra-se com 2 anos de idade”, conta ele.
Rafael também destacou que os investimentos em ativos florestais são bastante condizentes às prioridades das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, pois oferecem proteção contra a inflação(ativos performam em IPCA + taxa), e apresentam prazos compatíveis com os passivos dos planos, que costumam ser em torno de 14 anos.
O sócio Guilherme Monteiro aponta que, devido aos investimentos no setor florestal, a demanda por madeira continuará crescendo nas próximas décadas. Além disso, Guilherme ressalta a natureza sustentável desses investimentos, pois convertem áreas de pastagem em florestas plantadas, contribuindo para a absorção de carbono da atmosfera e para uma melhor preservação dos recursos hídricos da região.
Segundo Guilherme, “os ativos florestais oferecem uma excelente relação entre retorno e risco, diversificação de portfólio, proteção contra a inflação e estão alinhados com os princípios ESG. No caso de Lacan, o fato de estabelecer contratos com grandes empresas do setor florestal, como A Suzano, entre outras, reduz ainda mais o risco do investimento e garante um fluxo de caixa contínuo para o investidor a partir do início da colheita.Para fundos de pensão, que geralmente podem abrir mão da liquidez de curto prazo, essa é uma excelente alternativa de investimento.”
A visita destacou as oportunidades de aplicações no setor florestal, além da importância crescente de soluções que abracem a preservação e a proteção ambiental em meio às estratégias de investimento. A Elos se preocupa com a sustentabilidade e se compromete com princípios ASG, acreditando que é possível alinhar rentabilidade econômica com a responsabilidade ambiental.