Sétima matéria da Série “Quarentena produtiva ou home office criativo” traz projetos e histórias da equipe de tecnologia da informação
Chegamos enfim ao capítulo da série sobre o Time de Tecnologia da Informação, a equipe que possibilitou o home office de todos os colaboradores da empresa em tempo recorde. A decisão da diretoria pelo trabalho remoto para maior segurança dos funcionários depois do anúncio da pandemia aconteceu dia 17 de março e dois dias depois, praticamente todos já estavam conseguindo desempenhar suas atividades de casa.
Este time organizou-se rapidamente para liberar o acesso remoto, preparar as máquinas e equipamentos acessórios, como fones de ouvido e outros periféricos, que já tínhamos disponíveis. Em seguida foram comprados os itens emergenciais que estavam faltando. “E ao longo destes últimos meses, temos substituído computadores, recebido novas demandas e estamos em processo de adequação para que todos tenham os equipamentos necessários para execução de suas tarefas com conforto, agilidade e eficiência”, explica Luiz Honda, gerente da área.
Vamos conhecer um pouco deste time?
Com a pandemia, fomos forçados a entrar de cabeça no mundo digital. Para este time que já profetizava algumas mudanças, esta situação acelerou os acontecimentos e provou para muitos na prática que a vida é possível sem papel, sem reuniões e cursos presenciais e sem estações fixas de trabalho. E por sua visão profissional e acompanhar as tendências tecnológicas que estavam em curso, há muita sintonia entre tudo que está ocorrendo no mundo dos negócios e os três grandes projetos que estão sendo trabalhados e liderados este ano pela área de TI.
Um deles é o processo de troca do nosso atual sistema de gestão previdenciária e financeira já iniciado ano passado, mas que este ano está ganhando forma e terá os módulos administrativo/financeiro operando até dezembro. Com o novo sistema, o atendimento e as informações passadas aos nossos participantes serão mais ágeis, rastreáveis, transparentes e com uma nova área de acesso exclusivo no site, com mais serviços de autoatendimento, simuladores e dados explicados de forma fácil e simples para que os participantes façam uma gestão mais ativa da sua previdência complementar.
Os outros dois projetos são de melhoria da segurança da informação e de proteção dos dados para adequação a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Novos protocolos de segurança e controle foram implementados e isso já nos deixa mais confortáveis em relação ao próprio trabalho remoto, que pode expor à empresa a mais vulnerabilidades. Mas este time está indo além do que exige a lei, foi contratada uma consultoria especializada para capacitação organizacional em segurança da informação, criação de um sistema de gestão de SI e orientação global dos processos de segurança, para disseminar as melhores práticas, promover melhorias em processos e controles, propor políticas. Tudo isso para que possamos atender aos requisitos para obtenção da certificação ISO 27001.
“A expectativa é que possamos receber a auditoria externa para certificação ISO ainda este ano, em novembro”, explica Robby.
Nossa, quanta mudança em vista!! E em paralelo a tudo isso, a Andreia está focada em fazer as alterações necessárias no atual sistema para recebermos os dois novos planos de previdência que estão chegando. Afinal não daria tempo para esperar a implantação do novo sistema.
O time tem aproveitado este momento de aceleração de mudanças para estimular a cultura digital na ELOS. Sem esquecer que cultura digital vai muito além de ferramentas tecnológicas, é uma nova forma de interação social, aproximação e simplificação da comunicação e dos processos.
A Andréia reforça a importância da evolução social que estamos vivendo: “Não dá para desprezar tudo o que a gente já conquistou. Imagina voltar para o passado? Tudo igualzinho… não!!”
Tarde de quarta-feira, 22/01/2020, é de trânsito caótico no Centro de Florianópolis. Matéria do ND+ e foto do Flavio Tin/ND. |
Dia 02/09/2020 – dia normal de trabalho na rotina da Andreia, que desde março trabalha bem pertinho do filho Vitor, que também segue em casa com sua rotina de estudos. |
“A gente ficava no trânsito lamentando o tempo perdido, horas em que já podíamos estar trabalhando”, lembra Luiz Honda.
Leia as outras matérias da série:
Time de Seguridade acha formas para manter o acolhimento e a qualidade na prestação dos serviços
Eles são nossa linha de frente: time administrativo cuida da nossa segurança
Time de Controladoria encontra caminhos diferentes para alcançar as metas
Equipe financeira contabiliza horas de reuniões virtuais para amenizar a distância
Time jurídico leva para casa grandes projetos e faz jus ao título desta série
Autor: Vivian Beltrame Awad
Jornalista e assessora de comunicação
Arte: Diogo Moreira