Quarentena produtiva ou seria home office criativo?

Time jurídico leva para casa grandes projetos e faz jus ao título desta série

 

Presente e atuante em quase tudo que é decisivo para a entidade, o time jurídico colocou o computador, os projetos e as leis embaixo do braço e foi para o home office com muitas missões. O gerente da área e assessor jurídico da ELOS há 11 anos, era até meados do ano passado o que chamávamos de “euquipe” do Dr. Igor. Hoje a área conta com o apoio da Fernanda, estudante da 10ª fase de direito.

 

Site-Equipe

 

Grandes projetos, apesar de já iniciados antes da quarentena, tomaram corpo neste período em que estamos trabalhando de casa. Com certeza em outras matérias desta série, já citamos os projetos que vamos comentar agora, até porque são fruto do trabalho em equipe de todos os times, que em determinado momento já se envolveram ou terão que se envolver. O time jurídico tem sido um dos protagonistas, pois os fez sair do papel e serem efetivamente executados.

 

# Transferência de Gerenciamento do Plano único CGTEE

 

Transferência-do-Plano_2

 

Trata-se de um projeto complexo que envolve muitas áreas, leis e regras rígidas que devem ser cumpridas para que a Fundação passe a administrar um plano que está sob gestão de outro fundo de pensão. É um Plano BD (modalidade de benefício definido) da antiga empresa gaúcha CGTEE, que hoje forma junto com a antiga Eletrosul a CGTEletrosul. “Não se trata de um projeto exclusivo da Assessoria Jurídica, mas quem está coordenando, orientando, revisando e compilando todos os trabalhos realizados somos nós. O Termo de Transferência e seus anexos já foram finalizados e estão seguindo para aprovação do órgão regulador (Previc)”, explica Igor.

 

# Adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

LGPD-1

Esta lei traz princípios que determinam como as empresas devem tratar os dados pessoais que possuem em suas bases – incluindo desde a coleta desses dados, armazenamento, compartilhamento, até o descarte.

O plano de ação para que a nossa entidade cumpra essa lei foi iniciado no ano passado. Mas nos últimos meses é que efetivamente tomamos providências práticas, alteramos processos, revisamos formulários e finalizamos o mapeamento dos fluxos de informações. “Elaboramos aditivos e novos contratos com os prestadores de serviços, cujo tratamento de dados faz parte dos serviços prestados e/ou desenvolvidos entre as partes”, complementa o gerente.

 

Há muita discussão sobre a produtividade em regime de home office. Mas este time tem provado que o rendimento, mesmo com as interferências domésticas, tem atendido às demandas e às entregas esperadas. Os projetos citados são atividades além da rotina de trabalho da área, que envolve principalmente acordos judiciais, relatório de contingências processuais, contratos e monitoramentos.

 

“Acredito que rendo mais, pois o tempo de trabalho é bem mais otimizado. Mas sinto falta do convívio na ELOS com todos colegas e da troca de conhecimentos, principalmente com a área de seguridade, que está bem ligada ao jurídico”, comenta a Fernanda.

 

A voz firme, alta e o sotaque de paulista são características marcantes do gerente deste time, que merece mais um parágrafo na matéria para ressaltarmos que sua contribuição extrapola as paredes da ELOS e avança em iniciativas de fomento ao segmento de previdência complementar. Igor é coordenador da Comissão Técnica Sul de Assuntos Jurídicos da ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) e participa da Comissão AdHoc para tratar das repercussões das decisões proferidas pelo TST e STF sobre previdência complementar fechada. Por meio dessas comissões, trabalha em prol do sistema de previdência complementar, inclusive no Projeto de Lei sobre a proteção do poupador previdenciário que pretende trazer novidades e mais garantias aos participantes da previdência privada complementar.

 

Leia as outras matérias da série:

 

Time de Investimento – Veja como criamos uma dinâmica de trabalho ainda mais eficiente mesmo em home office.

 

Time de Seguridade acha formas para manter o acolhimento e a qualidade na prestação dos serviços

 

Eles são nossa linha de frente: time administrativo cuida da nossa segurança

 

Time de Controladoria encontra caminhos diferentes para alcançar as metas

 

Equipe financeira contabiliza horas de reuniões virtuais para amenizar a distância

 

 

Autor: Vivian Beltrame Awad
             Jornalista e assessora de comunicação
Arte: Diogo Moreira

 



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Reajuste de benefícios do Plano Único BD CGTEE

Veja a tabela com o índice de reajuste que será aplicado neste mês, janeiro/2022. O reajuste cheio é de 10,16%, referente ao INPC acumulado de janeiro a dezembro/2021 – conforme previsto no regulamento do plano

Veja mais
Confira os ganhadores da Campanha Dia do Aposentado ELOS!

Confira os ganhadores da Campanha Dia do Aposentado ELOS!

Gostaríamos de agradecer a todos que participaram da Campanha Dia do Aposentado ELOS, confira a lista dos 10 participantes que foram sorteados

Veja mais
Alteração na forma de cobrança das despesas administrativas dos Planos BD Eletrosul e BD CGTEE

Alteração na forma de cobrança das despesas administrativas dos Planos BD Eletrosul e BD CGTEE

A partir de janeiro/22, a cobrança das despesas administrativas desses planos será feita por meio da taxa de administração deduzida diretamente da rentabilidade dos Planos

Veja mais
Você já conhece o nosso Código de Ética?

Você já conhece o nosso Código de Ética?

Podemos entender que a Ética é o que nos conduz nas escolhas de como nos relacionamos com as pessoas, do nosso modo de agir e até mesmo determina o nosso caráter

Veja mais