Quarentena produtiva ou seria home office criativo?

Segunda matéria da série

Time de Seguridade acha formas para manter o acolhimento e a eficiência na prestação dos serviços

 

Chat (4)

 

 

Para ajudar o aposentado Paulo Tarso Costez Morales, de 71 anos, a Letícia Regis Correia, do atendimento, sugeriu uma vídeo-chamada pelo whatsapp, para conseguir explicar melhor onde clicar e como fazer para gerar a senha de votação.

 

O resultado foi o sorriso de satisfação dos dois lados, de quem conseguiu ajudar um participante e de quem aprendeu como fazer e resolveu seu problema.

 

Até o dia 17 de março, estávamos sempre a postos com o cafezinho bem fresquinho esperando a sua visita em nossa sede. Com as medidas restritivas impostas pelo governo e prefeitura para conter o avanço da pandemia do coronavírus, a equipe de seguridade teve que se reorganizar de casa com o desafio de mesmo de longe, achar formas de continuar acolhendo os nossos participantes.

 

Realizamos em média 700 atendimentos ao mês, desses, em janeiro por exemplo, antes da pandemia, 239 foram presenciais. Agora, com uma nova realidade, nossos atendimentos migraram, além do telefone, para os nossos canais digitais, como e-mail e whatsapp. O número de atendimentos pelo whatsapp praticamente dobrou neste período de quarentena. Mesmo os participantes com mais idade e que tinham resistência em usar essas ferramentas digitais, estão se habituando, pois muitas vezes é a única forma de ficar mais perto da própria família.

 

Nestes quatro meses de isolamento social, tentamos por duas vezes abrir um dia na semana para atendimento presencial, com agendamento prévio. Porém, com o agravamento da epidemia em nossa cidade, suspendemos os agendamentos para sua segurança. Neste momento é melhor que todos fiquem em casa!

 

 

Infográfico (2)_4

 

Enquanto isso, estamos aproveitando este período em que a sede está fechada para reforma e preparação de um novo ambiente para receber você quando tudo isso acabar. Uma nova sala de atendimento, maior, mais confortável e pensada para receber você e sua família com aquele cafezinho fresquinho de sempre.

 

O gerente de seguridade, Jonas Soares Rolim, explica que além do atendimento, o time de seguridade deu sequência a todos os processos para prestação de serviço aos participantes. “Nós também estamos envolvidos em projetos importantes que estão acontecendo em paralelo às atividades de rotina, como a troca do sistema que faz a gestão previdenciária dos planos de benefícios e a preparação para receber, fazer a gestão e operacionalização de mais dois planos de previdência até o final deste ano”, complementa Jonas.

 

Equipe

 

Alguns números para você acompanhar um pouco da rotina deste time

Infográfico-2 (3)

 

* Empréstimo emergencial: linha de crédito disponibilizada aos aposentados e pensionistas dos Planos BD. O prazo para solicitação foi até 25/06/2020.

* Suspensão extraordinária de pagamento de empréstimos: essa possibilidade de suspender por três meses o pagamento dos empréstimos, além da suspensão prevista no regulamento, ficou disponível até 10/07/2020 aos participantes dos três planos que atendiam aos critérios estabelecidos.

 

O gerente da área explicou em um vídeo rápido as medidas de suporte financeiro ofertadas aos participantes

 

 

Stenio Manfredini, diretor de seguridade, ressalta também: “O nosso principal compromisso com os aposentados e pensionistas, os pagamentos dos benefícios de aposentadoria e pensão, foram realizados sem atraso, nas datas previstas conforme calendário anual de pagamentos divulgado no início do ano.”

 

Sem contar os trabalhos de bastidores desempenhados também no setor de seguridade, como as atividades atuariais. Falando nisso, você sabe o que faz um profissional de ciências atuariais?

 

Aproveitamos para deixar a própria atuária da ELOS, Nathália Dominato nos contar:

 

“No dia-a-dia de um fundo de pensão, o atuário é responsável por estabelecer as previsões financeiras de aposentadorias e pensões, avaliar a “saúde” dos planos previdenciários, apurar o valor de contribuições necessárias para garantir o pagamento de todos os compromissos contratados e pensar nas melhores estratégias previdenciárias para modelagem dos planos de benefícios.”

 

Leia também as outras matérias da série:

 

Time de Investimento – Veja como criamos uma dinâmica de trabalho ainda mais eficiente mesmo em home office.

 

Eles são nossa linha de frente: time administrativo cuida da nossa segurança

 

 

Autor: Vivian Beltrame Awad
             Jornalista e assessora de comunicação

Arte: Diogo Moreira



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Reajuste de benefícios dos Planos BD-Eletrosul, Engie e BPDS

Veja a tabela com o índice de reajuste do seu plano de benefícios, que será aplicado neste mês, junho/2020.  O reajuste cheio é de 8,90%, referente ao INPC acumulado de junho/20 a maio/21.

Veja mais
Fim da suspensão da cobrança das despesas administrativas do Plano BD-ELOS/Eletrosul

Fim da suspensão da cobrança das despesas administrativas do Plano BD-ELOS/Eletrosul

Taxa de carregamento, que correspondia à 15% antes da suspensão, foi reduzida para 12% e volta a ser cobrada a partir de julho/21

Veja mais
Sua família protegida com o nosso seguro de vida em grupo

Sua família protegida com o nosso seguro de vida em grupo

Renovamos a apólice com a Icatu Seguros- com redução de custo e melhores benefícios

Veja mais
Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Para quem tiver interesse, o prazo para solicitar a suspensão termina dia 30 de junho.

Veja mais