Como a nossa diretoria tem conduzido os times remotamente?

Data de Publicação: 25/09/20

Na última matéria da série sobre “Quarentena produtiva ou seria home office criativo?”, vamos falar de gestão em tempos de incertezas e de muitas mudanças

 

Quem acompanhou as matérias desta série, já sabe dos grandes projetos da ELOS este ano (clique aqui para relembrar), dos desafios de cada time em se reorganizar para manter suas atividades de casa, da criatividade em encontrar novas formas de relacionamento entre os colegas para manter ou até melhorar a produtividade e o entrosamento. Enfim, já contamos muitas histórias por aqui!

 

Mas este time, que não por acaso deixamos por último, é o elo entre as engrenagens, o motor e o volante deste carro, ano de fabricação 1973, modelo 2020/2021.

 

Site-Equipe

 

Os nossos diretores e a secretária que os assessora, que faz a ponte principalmente com os conselhos fiscal, deliberativo e comitê de investimento, também se reorganizaram rapidamente para continuar viabilizando o trabalho de todos de forma remota e , dessa forma, preservando a saúde dos colaboradores e dos seus familiares. “A secretaria tem atuado de forma online, com recebimento e envio de documentação, agendamento e acompanhamento das reuniões da Governança. Todos os trâmites têm ocorrido de forma ágil, eficaz e com muita tranquilidade”, reforça Fernanda.

 

Alterar rotinas, mexer na zona de conforto, utilizar novas ferramentas e tecnologias. Para todas essas ações, o esforço de sair da inércia e entrar em movimento é alto. Em uma situação normal, a transição leva um certo tempo para ter a adesão de toda a equipe. Mas, nos últimos seis meses, aceleramos mudanças que levariam alguns anos para se estabelecer. E não estamos falando somente do uso de novas tecnologias, mas da forma como nos relacionamos no trabalho, como o Rafael muito bem coloca:

 

“O impacto dessa nova realidade, que surgiu de forma abrupta, não pode ser resumido simplesmente em maior digitalização e eficiência na interação com colaboradores e membros da governança. Passou-se a valorizar ainda mais o alinhamento de propósitos e a confiança entre as pessoas na condução dos projetos e processos. O segmento de previdência complementar também já vinha apontando para novas direções, de forma que podemos interpretar esse impacto não como uma mudança, mas como uma aceleração de jornada.”

 

Um dos pilares mais importantes de um relacionamento é o cuidado. Desde o primeiro momento lá em março, quando o anúncio da pandemia nos deixava inseguros e com medo, a equipe ELOS tem se sentido protegida. Esse cuidado também fica evidente no respeito às particularidades de cada colaborador neste contexto de isolamento social.

 

Ver, mesmo que no fundo da tela, um pouco da casa de cada um, participar do ambiente familiar, ver o colega de trabalho vestido mais casualmente, a legítima preocupação com sua saúde e a de sua família. Esses detalhes humanizaram as relações de trabalho e nos fizeram reforçar o entendimento de que não há separação entre vida profissional e pessoal, as duas precisam estar em equilíbrio.

 

“Temos conversas semanais com as equipes para sabermos como estão em home office, se há alguma dificuldade, como andam os projetos e para avaliarmos a necessidade da volta presencial ao trabalho. Temos notado o comprometimento dos times em dar conta do trabalho e das metas para este ano. As pessoas têm se ajudado mais e até conversado mais em alguns casos. Podemos dizer que nos aproximamos neste período de afastamento físico”, explica Ezequias.

 

Meet

 

O Stenio ressalta a preocupação da diretoria e do time de seguridade em manter a proximidade e o acolhimento aos participantes mesmo com a sede fechada por quase sete meses (de março a setembro): “O momento de incertezas também deixou nossos participantes mais vulneráveis e inseguros. O cenário de investimentos turbulento e com grandes baixas, o contexto de perda de renda ou desemprego dos familiares, a preocupação com a saúde, todos esses fatores nos fizeram traçar estratégias de suporte financeiro aos que necessitassem. Criamos uma nova linha de crédito aos aposentados e pensionistas dos planos BD e abrimos a possibilidade aos participantes ativos e assistidos de suspenderem por três meses o pagamento dos seus empréstimos. Além dessas medidas, a disponibilidade do nosso time de atendimento para conversar, tirar dúvidas e acalmar o nosso público está sendo essencial neste momento. Por telefone, e-mail mensagem de texto ou vídeo chamada pelo whatsapp, estamos sempre a postos para escutar, explicar e ajudar a solucionar os problemas dos nossos participantes”.

 

Terminamos esta última matéria da série, despedindo-nos e agradecendo o empenho e dedicação do nosso diretor Stenio nestes quatro últimos anos, pois seu mandato está chegando ao fim.

 

Leia as outras matérias da série:

 

Time de Investimento – Veja como criamos uma dinâmica de trabalho ainda mais eficiente mesmo em home office.

 

Time de Seguridade acha formas para manter o acolhimento e a qualidade na prestação dos serviços

 

Eles são nossa linha de frente: time administrativo cuida da nossa segurança

 

Time de Controladoria encontra caminhos diferentes para alcançar as metas

 

Equipe financeira contabiliza horas de reuniões virtuais para amenizar a distância

 

Time jurídico leva para casa grandes projetos e faz jus ao título desta série

 

Time de TI se adapta à quarentena e surfa na onda da transformação digital

 

Chegou a vez de nos apresentarmos: somos o time de comunicação e marketing na série sobre ‘home office criativo’

 

 

Autor: Vivian Beltrame Awad
             Jornalista e assessora de comunicação
Arte: Diogo Moreira
 

 

 

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