Nas últimas semanas, o mercado divulgou diversas notícias relacionadas ao fato relevante pelas Americanas, onde foi informado determinadas inconsistências contábeis.
Com o objetivo de tranquilizar nossos participantes, nós informamos que não possuímos participação direta nas Americanas. Com relação a participação indireta, dos vinte e dois Fundos de Investimentos que os Planos de Benefícios possuem alocação, apenas três possuíam pequena participação na composição acionária (equity) ou nas dívidas (debt) das Americanas. O fundo mais exposto tinha 1,6% de seu patrimônio investido no grupo empresarial e o menor fundo detinha posição de 0,0035%.
Em simulações realizadas pela nossa equipe técnica, tais participações não trarão impacto significativo para as quotas dos Planos de Benefícios, uma vez que de acordo com as projeções, o maior impacto seria de -0,11%. De acordo com o nosso Gerente de Investimentos, Leonardo Galluzzi Sansivieri, considerando que a rentabilidade dos Planos é impactada por diferentes classes de investimento, esse resultado negativo deve ser diluído ao longo do primeiro trimestre de 2023.
Destacamos que vamos continuar acompanhando o desempenho de seus investimentos, monitorando os gestores e prestando as informações necessárias aos Comitê de Investimentos e demais órgãos de governança.