A doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda várias pessoas: com anemia, em tratamento de câncer, casos de acidentes, cirurgia, transplantes e portadores de doenças crônicas, como a Talassemia (que é um distúrbio sanguíneo hereditário, em casos graves pode necessitar de transfusão de sangue ou de um transplante de células-tronco de um doador).
Doar sangue não dói, é só uma picadinha e não coloca em risco a sua saúde. O ambiente de doação é limpo e confortável, e todo o material utilizado para a coleta do sangue é descartável. Na doação é retirado aproximadamente 450 ml de sangue, feita através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por profissional capacitado e sob a supervisão de um médico ou enfermeiro, atestando a segurança e o bem-estar do doador(a).
Todo o processo de doação de sangue leva em torno de 55 minutos, e o doador(a) antes de ser aprovado como apto para a doação passa por etapas criteriosas. Na entrevista são feitas perguntas relativas à sua saúde, e a sinceridade é essencial para a segurança de quem vai receber o sangue. Caso você sinta vontade de desistir do processo de doação de sangue por algum motivo, pessoal ou por considerar que seu sangue possa causar algum problema para quem for recebê-lo, basta informar. As etapas do processo de doação de sangue são:
- Cadastro do doador
- Pré-triagem
- Triagem
- Coleta do sangue
Mas quem não pode doar sangue? Pessoas que tem ou tiveram algumas destas doenças:
- Hepatite após os 11 anos de idade;
- Lepra (Hanseníase);
- Hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto:
- Doença auto-imune;
- Doença de Chagas;
- AIDS;
- Problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do seu cardiologista);
- Diabetes;
- Câncer.
A pré-triagem é realizada antes da doação, nesse processo é feita a verificação dos sinais vitais e uma entrevista individual. Casovocê tenha algum problema de saúde ou sintomas de perda de peso, caroços pelo corpo, feridas na boca e manchas na pele, não doe sangue e procure imediatamente um médico.
E quais os principais requisitos para doar sangue?
- Ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Doadores com idade entre 16 e 17 anos são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
- Apresentar documento original com foto atualizado, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, ou Passaporte brasileiro com filiação.
- Ter repousado bem na noite antes da doação;
- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas nas 3 horas que antecedem a doação;
- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Você não deve doar sangue para outro fim. Caso você precise realizar algum exame, basta procurar pelos Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) mais próximo, nesses locais o acesso a exames é gratuito, não necessita da solicitação do médico(a) para a realização e os resultados são mais rápidos.
Pequenas atitudes fazem grandes mudanças: doe sangue!
Eu, Wesley Nicolas Oliveira Gonçalves, autor desta matéria e colaborador do time ELOS, passei por esta experiência de doar sangue pela primeira vez. Já era algo que eu queria fazer há bastante tempo. Me organizei, agendei pelo site e passando por esta experiência, pude relatar com mais propriedade nesta matéria como foi o passo a passo da doação. E mais importante, o meu objetivo é encorajar você e mais pessoas a doarem também. Não dói, a doação em si leva cerca de 10 minutos, depois temos um tempinho e um lanchinho para recarregarmos nossas energias e voltarmos para casa. Importante você saber que no dia da doação você tem direito à folga no trabalho para se recuperar. O organismo de cada pessoa pode reagir de forma diferente após a doação. No meu caso, senti muito sede, fome e cansaço ao longo do dia, mas foi bem mais tranquilo do que imaginava. E no dia seguinte, acordei super bem e disposto. Daqui a dois meses, posso doar novamente. Esse é o tempo mínimo entre uma doação e outra. Para homens, o intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias (com até quatro doações no período de 12 meses). Para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias (com até três no período de 12 meses). E você, vai agendar a sua doação? Aqui em Santa Catarina, o site para agendamento é:
https://www.hemosc.org.br/agende-sua-doacao.html
Referências:
HEMOSC – Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina