Nossos investimentos


É com todo o cuidado, profissionalismo, competência e ética que a ELOS, tendo a real dimensão da grande responsabilidade que temos em mãos, administramos o patrimônio de cada plano, Sempre de acordo com o que determina a legislação específica sobre o assunto.

Por isso, estabelecemos e obedecemos criteriosamente todas as disposições estipuladas em nossa política de investimentos – documento que reúne todas as regras sobre como devem ser investidos os recursos – e também seguimos as determinações legais do Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional.

Tudo isso executado por uma equipe de profissionais obedecendo a um qualificado Processo de Tomada de Decisão, onde cada equipe possui um papel distinto, capaz de filtrar as ações a serem tomadas, garantindo maior segurança ao processo.

Adotamos as melhores práticas do mercado para gestão dos investimentos e monitoramento dos riscos. Dia 20 de novembro de 2020, recebemos o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos concedido pela ABRAPP, Sindapp e ICSS. O selo certifica que seguimos os parâmetros norteadores da governança de investimentos estabelecidos no código de autorregulação.

INVESTIMENTOS

Contamos com um órgão de assessoramento da Diretoria Executiva. O Comitê de Investimentos é formado por representantes das patrocinadoras, dos participantes, da Diretoria Executiva e do Gerência de Investimentos, e têm a competência de subsidiar a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo na tomada de decisão pertinente aos investimentos da Fundação ELOS, como também avaliar e recomendar propostas sobre a Política de Investimentos da Entidade, a serem submetidas à aprovação do Conselho Deliberativo.

Atualmente também temos parceria com uma consultoria financeira, para avaliação de risco dos investimentos.

Neste processo, é importante salientar que as decisões no Comitê de Investimentos são tomadas sob o consenso, basta a discordância de um único membro para que a proposta de investimento seja cancelada.

Investimento é a aplicação de um recurso no mercado financeiro ou de capitais (dinheiro, títulos públicos ou privado, ações, etc.), com a expectativa de receber um retorno futuro superior ao valor aplicado, ou seja, com o objetivo de lucro.

RECURSOS DOS PLANOS

Os recursos financeiros administrados pela ELOS são provenientes das contribuições realizadas pelos participantes e patrocinadoras. A soma de todas as contribuições realizadas compõe o patrimônio dos planos. E a soma dos patrimônios de cada plano compõe o patrimônio total administrado pela ELOS.

RENTABILIDADE

É o retorno esperado de um investimento descontando custos e tarifas. O retorno do investimento, no entanto, dependerá de uma série de fatores, como o desempenho dos segmentos investidos quer sejam eles, como por exemplo, de renda fixa ou de renda variável, como também o comportamento da economia brasileira e internacional, etc.

No caso da ELOS, a rentabilidade não só deve ser positiva como deve cumprir algumas premissas, como garantir a não desvalorização financeira, a reposição da inflação e ainda gerar um ganho mínimo (juro).

POUPANÇA DE LONGO PRAZO

Esse retorno pode ser a curto, médio ou a longo prazo, dependendo da situação e do objetivo do investidor.

No caso das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, como a ELOS, os recursos financeiros são investidos visando o retorno a longo prazo, pois trata-se da formação de reservas que tem como objetivo o pagamento de benefícios de aposentadoria.




Fique por dentro do que acontece na ELOS

Excelência – agora somos uma empresa certificada ISO 27001 e ISO 27701

Estamos em um seleto grupo de 133 empresas brasileiras certificadas em Segurança da Informação e somos a segunda empresa da América Latina certificada ISO 27701

Veja mais
Esclarecimentos sobre a segurança dos seus recursos na ELOS com a privatização/capitalização da Eletrobras

Esclarecimentos sobre a segurança dos seus recursos na ELOS com a privatização/capitalização da Eletrobras

Reforçamos o compromisso com a transparência e a honestidade em nossa relação

Veja mais
Atendimento presencial retorna nas segundas e quartas-feiras

Atendimento presencial retorna nas segundas e quartas-feiras

Estamos seguindo todos os protocolos sanitários e pedimos que você só venha à ELOS caso realmente seja necessário

Veja mais
Reajuste de benefícios dos Planos BD-Eletrosul, Engie e BPDS

Reajuste de benefícios dos Planos BD-Eletrosul, Engie e BPDS

Veja a tabela com o índice de reajuste do seu plano de benefícios, que será aplicado neste mês, junho/2020.  O reajuste cheio é de 8,90%, referente ao INPC acumulado de junho/20 a maio/21.

Veja mais