Sobre a Elos


A nossa experiência com gestão de planos de previdência complementar começou há 47 anos, quando nascemos para gerir o primeiro Plano BD (benefício definido) da Eletrosul (hoje CGT Eletrosul), uma de nossas patrocinadoras.

Em 1997, com a privatização de uma parte da Eletrosul, a ELOS passou a ter mais uma patrocinadora, chamada hoje de Engie Brasil Energia, e administra outro Plano BD, que possui somente participantes aposentados e pensionistas.

E a nossa história para por aí…. Em 2010, começamos a ofertar aos colaboradores da Eletrosul o plano na modalidade CD (contribuição definida). Foi aberta também a possibilidade de migração dos participantes do Plano BD-ELOS/Eletrosul para este novo plano. Quatro anos após o lançamento do Plano CD, a nossa equipe aprimorou os conhecimentos e desenvolveu o projeto de perfis de investimento, em que o nosso participante tem mais opções de escolha na composição dos investimentos de acordo com o seu perfil de risco e momento de vida.

Hoje, administramos três planos previdenciários, gerimos um patrimônio de 3,5 bilhões de reais e cuidamos do presente e do futuro de 4.511 participantes, entre ativos, aposentados e pensionistas.

O nosso diferencial é o atendimento próximo e acolhedor. O  nosso time conta com 31 colaboradores que além da gestão dos planos de previdência, também administram e operacionalizam outros serviços.

NOSSA HISTÓRIA

A Fundação Elos foi criada dia 17 de julho em 1973 pela Eletrosul Centrais Elétricas, hoje CGT Eletrosul, para ofertar a seus empregados o benefício de uma previdência complementar. A Eletrosul foi a única patrocinadora, sem contra a própria ELOS que também oferece o plano de previdência aos seus funcionários, até 1997, quando começa uma outra etapa da nossa história.

Em 23 de dezembro de 97, ocorreu o processo de cisão da Centrais Elétricas do Sul do Brasil S/A – ELETROSUL, com a constituição da Centrais Geradoras do Sul do Brasil S.A. – GERASUL (hoje Engie Brasil Energia). A partir desta data a ELOS passou a ter duas Patrocinadoras.

O ano de 2010 foi um ano de mudanças e do lançamento do Plano CD (Contribuição Definida). Até então, administrávamos somente dois Planos BD (Benefício Definido). Com a implantação do novo plano, o plano BD-ELOS/Eletrosul foi fechado para novas adesões, proporcionando ainda aos seus participantes a opção de migração ou da permanência no atual plano.

Em 1º de outubro de 2010, a ELOSAÚDE deixou de fazer parte da ELOS para se tornar independente. A Elosaúde Associação de Assistência à Saúde foi criada no dia 22 de fevereiro para atuar no mercado como operadora de planos privados de assistência à saúde, contemplando a área médica e odontológica.

Em 2012 é lançado “A Escolha Certa”, o programa integrado de educação financeira e previdenciária, planejado e executado pela ASCPrev, associação das 14 entidades fechadas de previdência complementar de Santa Catarina.

Após uma série de estudos e discussões, a opção de perfis de investimento aos participantes ativos e aposentados/pensionistas do Plano CD passa a ser ofertada em 2014. São três opções de perfis aos ativos e duas aos assistidos.



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Reajuste de benefícios dos Planos BD-Eletrosul, Engie e BPDS

Veja a tabela com o índice de reajuste do seu plano de benefícios, que será aplicado neste mês, junho/2020.  O reajuste cheio é de 8,90%, referente ao INPC acumulado de junho/20 a maio/21.

Veja mais
Fim da suspensão da cobrança das despesas administrativas do Plano BD-ELOS/Eletrosul

Fim da suspensão da cobrança das despesas administrativas do Plano BD-ELOS/Eletrosul

Taxa de carregamento, que correspondia à 15% antes da suspensão, foi reduzida para 12% e volta a ser cobrada a partir de julho/21

Veja mais
Sua família protegida com o nosso seguro de vida em grupo

Sua família protegida com o nosso seguro de vida em grupo

Renovamos a apólice com a Icatu Seguros- com redução de custo e melhores benefícios

Veja mais
Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Para quem tiver interesse, o prazo para solicitar a suspensão termina dia 30 de junho.

Veja mais