Legislação


A Fundação ELOS é regida por Estatuto Social próprio e segue as disposições dos regulamentos dos Planos de Benefícios, os quais foram elaborados atendendo a legislação que normatiza as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

As principais normas que regulamentam as atividades da ELOS são:

Modifica o sistema de Previdência Social, estabelece normas de transição e dá outras providências.

Dispõe sobre a relação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, suas autarquias, fundações, sociedades de economia mista e outras entidades públicas e suas respectivas entidades fechadas de previdência complementar, e dá outras providências.

Dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar e dá outras providências.

 

  • Resoluções e Instruções normativas que regulamentam as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

Como fundo de pensão multipatrocinada, que administra planos de benefícios vinculados  à patrocinadora empresa estatal, Eletrosul, e planos de benefícios vinculados à patrocinadora empresa privada, Tractebel Energia e a própria Elos, a Elos é regida pelas Leis Complementares nº 108 e 109.

Toda a legislação da Previdência Complementar está disponível no site da Superintendência Nacional de Previdência Complementar

banner2

 

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização e a supervisão das atividades dos Fundos de Pensão é realizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar  (Previc), órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social, criado pela Lei nº 12.154/09 para substituir a Secretaria de Previdência Complementar (SPC).

REGULAMENTAÇÃO

A regulação do setor dos Fundos de Pensão cabe ao Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), órgão colegiado também vinculado ao Ministério da Previdência Social, que veio substituir o Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC).



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Pesquisa de satisfação 2021

De 21 de outubro a 5 de novembro você poderá receber uma ligação e ser convidado a participar. Queremos te ouvir e saber sua opinião!

Veja mais
Conselho Deliberativo aprova novas alterações na redação do Estatuto da ELOS

Conselho Deliberativo aprova novas alterações na redação do Estatuto da ELOS

Essas alterações estão em discussão desde 2019 e entre os pontos mais importantes está a modificação que possibilita a criação e administração de planos instituídos, inclusive para familiares de participantes

Veja mais
Feriado de Nossa Senhora Aparecida

Feriado de Nossa Senhora Aparecida

Não faremos atendimentos na segunda, dia 11, e na terça-feira, dia 12. Nosso time de relacionamento volta a estar disponível para você no dia 13 em todos os nossos canais!

Veja mais
Novo horário de atendimento na ELOS

Novo horário de atendimento na ELOS

A alteração é no início da manhã. O nosso time de relacionamento começará a atender às 9h a partir de 27 de setembro.

Veja mais
Skip to content