Finanças e previdência

Educação financeira de pai para filho: caminhando juntos para um futuro mais seguro

Data de Publicação: 11/08/23

O amor paterno se dedica a cuidar, ensinar e proteger. Além de todos os conselhos e valores que são passados de geração em geração, uma valiosa lição que os pais podem transmitir aos filhos é uma boa educação financeira.

Os anos da infância e adolescência são repletos de influências provenientes de diversas fontes, e é importante aproveitar esse período da vida para transmitir aos mais novos o conhecimento que poderá transformar suas trajetórias mais seguras e tranquilas. O que é absorvido durante essa fase serve de base para a vida adulta, por isso é importante proporcionar desde cedo uma compreensão saudável sobre finanças e dinheiro, plantando sementes de responsabilidade, planejamento e autodisciplina.

Estabelecer um canal aberto e franco com os filhos sobre as questões financeiras pode parecer desafiador, mas quanto mais leve for a abordagem desses assuntos, maiores serão as probabilidades dos mais jovens de assimilarem tudo com naturalidade e se tornarem adultos mais conscientes, que sabem lidar com as decisões financeiras que surgirão no futuro.

Para te ajudar nesse processo de instrução dos seus filhos no caminho da educação financeira, trouxemos algumas dicas de especialistas, que podem ser adaptadas de acordo com a idade e estilo de vida de cada família. Confira:

Explique conceitos fundamentais

Comece pelo básico, ensinando a diferença entre moedas, cédulas, cartões, mas especialmente sobre a diferença entre as reais necessidades e os desejos na hora de comprar, utilizando exemplos simples do dia a dia.

Mesada e gestão financeira

Adquira o costume de dar uma quantia de dinheiro aos seus filhos, a cada determinado período de tempo (semanal ou mensal), como uma ferramenta educacional. Ajude-os a administrar a mesada, com dicas de como economizar, a melhor forma de gastá-la ou, para os mais ousados, multiplicá-la. Essa prática ensina a importância do orçamento e como equilibrar as despesas diárias com as possíveis metas de longo prazo.

Investimentos

Mostre como o dinheiro pode aumentar ao longo do tempo, seja por meio do trabalho ou de outros investimentos, como a previdência complementar. Crie uma experiência prática e incentive seus filhos a guardarem uma quantia para algo que desejem adquirir a longo prazo, podendo um passeio, uma viagem ou algum item de maior valor.

Compreensão das dívidas

Ensine sobre débitos e contas rotineiras de maneira honesta, explicando que nem todas as dívidas são necessariamente ruins, já que muitas nos ajudam a realizar grandes sonhos, como o financiamento de uma casa, de um automóvel ou dos estudos. Lembre-se de ensiná-los a diferença entre esse tipo de investimento e as dívidas desnecessárias, além da importância de manter o pagamento das contas em dia.

Hábitos de consumo sustentáveis

Incentive os seus filhos a serem consumidores conscientes, tomando decisões baseadas na qualidade e necessidade, em vez de cederem a impulsos momentâneos. Explique o valor de comparar preços e pesquisar antes de comprar.

Exemplo e comunicação clara

Seja um modelo a ser seguido quando se tratar de finanças. Compartilhe as suas próprias experiências, tanto as boas quanto as ruins, demonstrando que todos podem aprender e melhorar. Mantenha sempre o diálogo, encorajando seus filhos a fazerem perguntas sobre dinheiro e buscando sempre orientá-los, independentemente da idade, lembrando-os que com o seu apoio, o futuro deles é um lugar seguro.

<