Saúde e Bem Estar

Doenças respiratórias: conheça as mais comuns e como se prevenir

Data de Publicação: 05/07/22

Com a chegada do inverno os casos de pessoas com doenças e problemas respiratórios aumentaram: no frio temos tendência a ficar em ambientes fechados, espaços com pouca ventilação, o que propicia a circulação de microrganismos e a transmissão de vírus. Além disso, o tempo seco deixa a nossa mucosa mais propensa a contrair essas doenças, por meio dos vírus que atacam nosso sistema respiratório.

Temos que ter cuidado com a saúde independente da época do ano, mas no inverno o cuidado deve ser redobrado. A disseminação do vírus causa infecções, como resfriados e a COVID-19. Lembrando que a pandemia ainda não acabou e todo cuidado é pouco para evitar qualquer tipo de contaminação, inclusive a do coronavírus.  A vacinação é uma das formas com mais eficácia na prevenção dessas doenças.

As principais doenças do sistema respiratório são:

Rinite: é uma doença inflamatória que causa obstrução nasal, coriza, coceira no nariz e espirros. As pessoas com rinite devem evitar locais com poeira, pelos de animais, perfume, fungos e entre outros, que podem agravar o caso da inflamação, dependendo o tipo de alergia de cada pessoa.

Sinusite: é a inflamação da mucosa dos seios da face: maçã do rosto e dos olhos e na região do crânio, formada por cavidades ósseas ao redor do nariz. Os sintomas mais comuns são a congestão nasal e a secreção nasal, além de dores de cabeça e na face.

Faringite: infecção respiratória causada pela inflamação na faringe, que é a parte posterior da garganta, encarregada de ligar o nariz e a boca à laringe e ao esôfago.  Os sintomas são dor de garganta e a dificuldade para engolir.

Asma: os sintomas mais comuns da asma são a tosse seca e a falta de ar. A doença dificulta a passagem do ar e provoca contrações ou broncoespasmos, definidos como uma contração das vias aéreas, podendo resultar em tonturas e fraqueza.

Laringite: a laringe é um órgão localizado na garganta e faz a ligação com a traqueia. A laringite é causada pela inflamação na laringe. Os sintomas mais comuns da laringite é a tosse, dor de garganta e rouquidão na voz.

Bronquite: ocorre quando os cílios que envolvem o interior dos brônquios não repelem o muco apropriadamente. O principal sintoma é a tosse. 

O tratamento com profissional adequado pode diminuir ou controlar a incidência dessas doenças. Há alguns hábitos que também podem prevenir ou amenizar os sintomas:

Hidratação: beba bastante água. Ela regula a temperatura do corpo, protege nossos órgãos vitais e ajuda a absorver melhor os nutrientes e ajuda o nosso metabolismo.

Lavagem nasal:  o soro fisiológico é o produto ideal para fazer a lavagem nasal, fácil de se encontrar em qualquer farmácia. Seu médico ou pediatra pode te instruir como fazer corretamente a lavagem nasal.

Atividade física: a prática regular de exercícios físicos ajuda o nosso organismo e nos dá uma sensação de bem-estar. A dica é evitar exercícios físicos intensos em momentos em que a umidade está mais baixa. 

Lembrando: é muito importante a vacinação, não somente da gripe e da Covi-19, mas é importante manter atualizado o cronograma de vacinação, seja adulto ou infantil. A vacina atua em nosso organismo ajudando na prevenção de doenças. É tempo de prevenção, de se cuidar e cuidar do próximo, afinal, você se cuidando diminui as chances de contaminação e a disseminação dos vírus. Se vacinar é muito mais que um ato de cuidado, é um ato de amor!

Referências:

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2022/06/25/medica-ensina-a-reduzir-chance-de-doencas-respiratorias-em-epoca-de-escassez-de-remedios-para-criancas.ghtml

https://drauziovarella.uol.com.br/infograficos/principais-doencas-respiratorias-infografico/

<

Mais artigos