Finanças e previdência

Cuidar da saúde financeira também é cuidar da saúde mental

Data de Publicação: 20/04/23

A relação entre saúde financeira e bem-estar é indiscutível. Embora haja aqueles que argumentam que o dinheiro não traz felicidade, a verdade é que ter controle sobre as finanças é fundamental para alcançar uma vida equilibrada e saudável, especialmente no que diz respeito à saúde mental. De acordo com um estudo realizado pelo Serasa em outubro de 2022, mais da metade dos entrevistados (51%) relataram sintomas de estresse devido às dívidas acumuladas, enquanto 43% relataram sofrer de ansiedade e depressão em decorrência da situação financeira.

Por outro lado, uma vida financeira equilibrada e organizada traz consigo uma sensação de paz e tranquilidade, permitindo uma boa noite de sono e evitando o estresse desnecessário. Além disso, os problemas financeiros podem facilmente afetar outras áreas da vida, como o trabalho e as relações sociais.

Infelizmente, muitas pessoas ainda lutam para manter suas finanças sob controle. Um estudo do Banco Central realizado em julho de 2021 revelou que mais da metade das famílias brasileiras (53,1%) estão endividadas e o cheque especial foi utilizado em mais de R$ 38,5 bilhões. Esses números são um claro sinal de que a falta de educação financeira pode causar sérios problemas para nossa saúde mental.

A educação financeira é a chave para sair das dívidas e manter a saúde – financeira, mental e até mesmo física – em dia. Com conhecimento adequado sobre finanças pessoais, é possível equilibrar as contas e ter domínio sobre seu poder de consumo, organizar os gastos mensais de forma inteligente e, ao mesmo tempo, investir a longo prazo para garantir uma renda futura.

Para ajudar nessa jornada, é importante adotar boas práticas financeiras, como:

1- Registrar todas as despesas;

2- Evitar compras por impulso;

3 – Pesquisar preços antes de fazer compras;

4 – Negociar e quitar dívidas pendentes antes de fazer novas compras;

5 – Investir uma parte da sua renda.

Aqui na Elos, temos planos de previdência complementares que podem te ajudar a alcançar seus objetivos de médio e longo prazo e preparar-se para a aposentadoria. Não se esqueça de que organizar suas finanças e investir em seu futuro são decisões muito importantes para garantir uma vida equilibrada e de bem-estar!

<