fbpx
Finanças e previdência

Tipos de investimento: como construir ou ampliar seu patrimônio de maneira mais segura?

Publicado em 26/01/24

Construir um patrimônio sólido que nos proteja de imprevistos, nos permita adquirir bens que melhorem nossa qualidade de vida e nos ofereça tranquilidade na aposentadoria é o desejo de muitos. Para atingir esses objetivos, é necessário investir e, é claro, conhecer os tipos de investimento existentes. Contudo, essa nem sempre é uma jornada simples.

Neste artigo, exploraremos opções populares de investimento e concluiremos com uma estratégia simples, segura e exclusiva da FUNDAÇÃO ELOS para consolidar seu patrimônio. Continue com a leitura e saiba mais!

Quais são os tipos de investimentos?

Basicamente, os investimentos podem ser agrupados em quatro grandes categorias que, consequentemente, podem ser escolhidas de acordo com o objetivo de seu investimento e sua disponibilidade de capital para investir. Conheça abaixo cada um deles!

1 – Empréstimo de dinheiro para alguém

Seja para o governo através de títulos públicos ou para o setor privado. As principais modalidades de empréstimos para o setor privado são:

  • CDBs (Certificado de Depósito Bancário), quando emprestamos dinheiro para um banco;
  • LC (Letra de Câmbio), quando emprestamos para financeiras;
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário), que são emitidos por bancos e têm como lastro créditos ligados, respectivamente, ao agronegócio e ao setor imobiliário;
  • Debêntures, emitidas por empresas constituídas como Sociedades Anônimas;
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), emitidos por securitizadoras e lastreados em créditos imobiliários ou do agronegócio.

2 – Investimento em empresas

Onde podemos montar uma empresa, tornar-nos sócios de uma empresa limitada ou de uma sociedade anônima ou comprar ações na bolsa de valores de sociedades anônimas de capital aberto.

3 – Investimento em imóveis

No qual podemos comprar diretamente um imóvel, adquirir um terreno e construir ou investir em um fundo imobiliário.

4 – Fundos de investimento

São uma forma coletiva de investir, na qual diversos investidores aplicam seus recursos em conjunto, e o investimento é gerido por profissionais. No Brasil, os fundos de investimento são classificados em diferentes categorias conforme sua política de investimento, risco e objetivo de rentabilidade. As principais categorias são:

  • Fundos de Renda Fixa;
  • Fundos de Renda Variável;
  • Fundos Multimercados;
  • Fundos Cambiais;
  • Fundos Imobiliários;
  • Fundos Negociados em Bolsa (ETFs);
  • Fundos de previdência complementar, tanto abertos nas modalidades PGBL e VGBL, quanto os fundos fechados, como é o caso da FUNDAÇÃO ELOS.

Claro que existem outros mecanismos de investimento, mas estes são os mais populares e acessíveis para os investidores individuais. 

Como escolher a modalidade de investimento adequada?

Muitos investidores buscam “o melhor investimento”, o que não é uma estratégia adequada. Devemos buscar investimentos que se adequem aos nossos objetivos e ao nosso perfil de investidor. 

Em termos básicos, devemos categorizar nossos investimentos em três segmentos principais: reserva para imprevistos, reserva para sonhos e reserva para aposentadoria. A reserva para imprevistos deve ser alocada em investimentos com alta liquidez e baixo risco, como os fundos DI e os títulos públicos atrelados à SELIC. 

Investimentos para sonhos de curto prazo devem seguir a mesma lógica da reserva de imprevistos, enquanto sonhos de longo prazo sem data definida podem correr mais riscos e renunciar à liquidez imediata. 

Para a reserva de aposentadoria, podemos considerar instrumentos mais sofisticados, como fundos multimercados, ações, fundos imobiliários e títulos de dívida, tanto do governo quanto do setor privado. 

Fundação ELOS: O fundo de previdência ideal para você e sua família!

Contrariando a ideia de que o mercado financeiro é simples, é uma arena complexa, onde muitos agentes são incentivados por comissões, frequentemente colocando seus próprios interesses acima dos do investidor. Ter sucesso exige compreender riscos associados, como o risco de crédito e o risco de mercado. Investimentos de renda fixa, por exemplo, têm flutuações que podem surpreender os investidores. 

Portanto, é crucial ter profundo conhecimento, dedicação, ou contar com parceiros verdadeiramente comprometidos com seu sucesso. Aqui entram os fundos de previdência fechados. Um fundo de previdência fechado, como a FUNDAÇÃO ELOS, oferece uma estrutura organizada para um grupo específico, geralmente funcionários de uma empresa ou membros de associações. 

Atualmente, esses fundos permitem que até parentes de terceiro grau dos participantes se beneficiem, como é o caso do FUTURIZE da FUNDAÇÃO ELOS

E uma boa notícia é que a tendência é que logo estes fundos possam receber investimentos de qualquer pessoa interessada em todas as vantagens de um fundo de previdência complementar fechado.

Existem várias vantagens em aderir a um plano fechado: eles são regulados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), que zela pela segurança desses planos. As entidades operam sem fins lucrativos, e não há comissionamento de venda, como acontece em bancos e corretoras. Os diretores, por serem participantes do plano e terem seus investimentos nele, zelam pela segurança e rentabilidade dos ativos. 

E, sobre os investimentos, são gerenciados por um comitê de especialistas do mercado financeiro, alinhado aos interesses dos participantes na busca por segurança e rentabilidade. 

Conclusão

Investir demanda decisões estratégicas, estudo e, por vezes, paciência. É essencial estar bem-informado, diversificar seus investimentos e dar prioridade à segurança do seu patrimônio. A FUNDAÇÃO ELOS está à disposição para apoiar e orientar em cada etapa dessa trajetória. 

Temos imenso orgulho de estar há 50 anos ao lado dos nossos participantes e de seus familiares, então não hesite em ENTRAR EM CONTATO CONOSCO hoje mesmo para buscar mais informações e em tomar as melhores decisões de investimentos de sua vida! Aguardamos seu contato!

Pular para o conteúdo