fbpx
Saúde e Bem Estar

Dicas para lidar com a sensação de inércia e a saudade em tempos de pandemia

Publicado em 28/04/21

A pandemia adiou muito de nossos planos. Viagens foram canceladas, passeios adiados e muitos planejamentos precisaram ser refeitos. Isso atingiu tanto a área profissional, quanto a pessoal de todos os brasileiros. O isolamento social e o distanciamento também começaram a apresentar seus efeitos, ficando cada vez mais difícil lidar com a saudade dos amigos e dos familiares. 

Por conta da saudade, é comum apresentar alguns sintomas físicos e comportamentais neste momento tão instável. Por isso, não é saudável se isolar completamente de tudo e de todos. Para amenizar os efeitos, você pode buscar manter contato com seus amigos e familiares por meio de ligações em videoconferências. A tecnologia está aqui para nos ajudar e podemos utilizá-la a nosso favor.

O aplicativo gratuito House Party, é uma ferramenta de videoconferência que permite que seja conectado com outros aplicativos. Assim, é possível conversar com seus amigos e familiares, enquanto vocês jogam ou assistem um filme pelo celular. Ele está disponível para Android, iOS e computador. Outra ótima opção é o Stopots, um aplicativo que permite uma forma de você jogar Stop com os seus amigos remotamente. Nele, você pode criar uma sala e convidar quem quiser sem precisar fazer o cadastro e depois enviar o link para os seus contatos. Depois que todos os convidados estiverem online é só começar o jogo, também disponível para Android, iOS e computador.

Além disso, manter a mente ocupada é sempre uma boa ideia. Comece a fazer exercícios físicos em casa, busque um curso online, aprenda novos hobbies, assista a filmes, são atividades que ajudam a diminuir a ansiedade e o pensamento ocioso. 

O Sebrae possui diversos cursos gratuitos e online, onde você pode se especializar ou aprender uma competência nova para auxiliar na sua vida profissional. Portais como o Descomplica e Udemy também possuem cursos das mais diversas áreas e com um preço bastante acessível, a maioria com duração vitalícia para você poder acessar sempre que tiver vontade.

Caso o seu desejo seja adquirir um novo hobby, existem diversos canais no Youtube que podem te auxiliar. Para os fãs de trabalhos manuais, os canais de “faça você mesmo” são uma boa pedida, como o canal da Maddu Magalhães. Há também canais que podem ensinar novas habilidades, como o Crochê da Lu que possui diversas receitas gratuitas e dicas incríveis para aprimorar seus trabalhos de crochê, o canal do Ricardo Yamaguchi que ensina a desenhar desde o zero e  o canal Heitor Castro para quem deseja aprender a tocar violão sem sair de casa.

Pensando no corpo e na mente, os canais da Carol Borba e Pri Leite Yoga no Youtube são boas sugestões para sair da inércia e começar alguma prática de exercício físico sem sair de casa.

Você também pode, quando a saudade apertar mais, ver fotos antigas e cultivar boas lembranças, trazendo situações felizes e engraçadas que você passou com sua família. As possibilidades são infinitas, o importante é aceitar esse sentimento, mas não se deixar dominar por ele. Sempre busque meios de poder contornar isso tudo e ter em mente que esse momento vai passar. 

Pular para o conteúdo