fbpx
Saúde e Bem Estar

Como criar uma lista de prioridades e aproveitar melhor seu tempo

Publicado em 03/01/24

No ritmo acelerado da vida moderna, valorizar o tempo torna-se essencial para ter um aproveitamento melhor dos dias. Com tantas opções de coisas para fazer, saber gerenciar seu tempo é essencial para se manter produtivo e não se perder em meio às distrações e, para isso, você pode aderir a uma simples solução: uma lista de prioridades.


Com ela, é possível refletir sobre o que é genuinamente importante para você e, assim, tomar o primeiro passo para identificar suas maiores necessidades. Sendo assim, em nosso artigo de hoje você irá aprender a como gerenciar de forma eficiente seu tempo e, principalmente, a como criar uma lista de prioridades para realizar isso. Continue com a leitura e descubra algumas dicas práticas para identificar prioridades individuais, alinhando-as com seus anseios e objetivos!

1 – Defina suas prioridades

Pode parecer óbvio, mas existe um poder transformador em escrever aquilo que você considera como prioridade em uma lista. Após listar tudo, organize os itens em ordem de importância, levando em conta suas necessidades e gostos pessoais.

Ao colocar seus objetivos no papel, você ganha uma visão clara e tangível de tudo que faz ou que precisa ser feito, e isso vai te ajudar a elencar compromissos e tarefas sem deixar nada passar. Com o tempo, tente estender esse hábito para seus compromissos mensais, semanais e diários – isso vai te ajudar a organizar melhor sua rotina e dar conta de todos os afazeres.

2 – Maximize seu tempo

Agora que você tem uma visão mais clara de todas as coisas que precisa e que quer fazer, considere eliminar as que são menos importantes, desnecessárias ou que podem ser iniciadas em outro momento. É comum querermos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, portanto seja realista; faça o possível para agendar, no máximo, dois ou três compromissos por dia.

Antes de se comprometer com várias tarefas, é importante calcular o tempo necessário para finalizar cada uma, levando em conta possíveis atrasos ou imprevistos. O mesmo vale para coisas que dependem de terceiros – estabeleça limites e prazos para se certificar de que tudo ocorra como planejado.

3 – Tenha uma organização financeira

Estar financeiramente preparado é fundamental para conquistar a tão desejada liberdade de escolha, principalmente após a aposentadoria. É importante manter sua reserva de imprevistos e planejar seu orçamento mensal – isso vai te ajudar a evitar preocupações e estresses desnecessários, te dando mais tempo para se dedicar aos outros compromissos.

Se puder, considere deixar as contas de água, luz, telefone e etc, no débito automático – não precisar se preocupar com prazos de pagamento também é uma ótima maneira de ganhar tempo no dia a dia. Não esqueça: isso precisa ir para sua lista de prioridades, hein!

4 – Supere obstáculos

Se for o caso, identifique e elenque os obstáculos que possam estar dificultando sua rotina. Depois de identificá-los, coloque como prioridade fazer o possível para eliminá-los. Muitas vezes postergamos a solução de problemas por achar que será incômodo resolvê-los, mas com o tempo, pequenas coisas podem virar uma bola de neve e influenciar negativamente determinadas áreas da nossa vida.

Faça a melhor etapa da sua vida valer a pena com a Fundação Elos!

Com a implementação dessas práticas, você poderá desfrutar de uma rotina mais produtiva e satisfatória. Afinal, a aposentadoria é uma fase benéfica da vida, e cada momento merece ser vivido plenamente. Se você quer começar a aproveitar melhor essa nova etapa da vida, considere fazer um plano de previdência na FUNDAÇÃO ELOS, onde você consegue fazer planejamentos de médio a longo prazo e garantir seu bem-estar com a ajuda dos nossos especialistas.

Quer saber mais? Então, ENTRE EM CONTATO CONOSCO agora mesmo e saiba como podemos te ajudar de modo fácil, prático e simples!

Pular para o conteúdo