A páscoa está chegando e a data mais doce do ano promete estar recheada de amor, esperança, alegria e principalmente muito chocolate. Mas, antes de atacar essa guloseima, entenda quais são as vantagens de realizar o consumo saudável do chocolate.
O chocolate é rico em gordura saturada, açúcar e cacau, substâncias que podem trazer benefícios, mas que também oferecem efeitos nocivos, como obesidade e aumento da glicemia. O recomendado é que seja consumido diariamente 13 gramas, podendo ser aumentado de 30 a 100 gramas no caso de chocolates amargos. São considerados substâncias benéficas do chocolate a manteiga de cacau (gordura vegeta que contém antioxidantes capazes de combater o entupimento das artérias), polifenóis (substância antioxidante que auxilia na redução de arteriosclerose), alcaloides (responsáveis por estimular o sistema nervoso, proporcionando mais concentração e energia) e flavonóide (diminui a incidência e o desenvolvimento da arteriosclerose, endurecimento e espessamento da parede das artérias, funciona como um filtro sanguíneo).
Para ser considerado chocolate, de acordo com a Anvisa, o doce deve dispor de pelo menos 25% de cacau em sua composição, sendo os chocolates amargos os menos calóricos por terem menos açúcar, leite e gordura. Considerados funcionais, os produtos com 70% e 90% de cacau têm alto teor de antioxidantes e podem proteger contra doenças do coração. O consumo de chocolate não é um problema, desde que ele seja feito de forma consciente e buscando sempre seus benefícios.