Rentabilidades dos planos no primeiro semestre de 2011

Já está disponível, na área de acesso restrito do portal da ELOS, as rentabilidades obtidas no primeiro semestre de 2011 para os planos de benefícios administrados pela ELOS: BD-ELOS/Eletrosul; BD-ELOS/Tractebel e ELOSPrev. Para conferir, efetue login no site, clique em Investimentos > Rentabilidade > Junho 2011.

 

Cenário Econômico

 

Primeiro semestre de 2011 trouxe poucas alegrias para o investidor brasileiro

por Rogério Brenand Pazzim

 

De forma geral, o questionamento sobre a capacidade dos países europeus em pagar suas dívidas – especialmente a Grécia com a possibilidade de calote da dívida pública do país – permearam as decisões de investimento neste primeiro semestre de 2011. Em início de junho, estes temores ficaram ainda mais intensos com o alerta feito pela agência de classificação de risco Moody’s que poderia rever a classificação de risco dos Estados Unidos por conta do alto endividamento do país. No mês de julho, os investidores devem ficar de olho na votação sobre o novo limite legal da dívida americana, que atingiu US$ 14,3 trilhões em maio.

 

No cenário doméstico, a Moody´s também elevou o nível de classificação de risco dos títulos públicos brasileiros, o que representa uma melhora de avaliação do país em cumprir suas obrigações de pagamentos; e com isso, consequentemente, o Brasil consegue captar recursos financeiros à taxas de juros mais baixas.

 

Em relação à inflação e juros, o Banco Central deu continuidade a sua estratégia de aumento da taxa básica de juros, elevando a Selic em 0,25% para 12,25% ao ano, mostrando sua preocupação com a provável elevação dos índices de preços no segundo semestre de 2011.

 

Mesmo com o crescimento econômico se mantendo vigoroso e com os lucros das empresas em alta, o aplicador de bolsa não foi beneficiado. Os investimentos realizados pela ELOS neste segmento, registraram desvalorização de 3,43%, porém não são comparáveis às perdas registradas pelo Ibovespa – índice de desempenho da Bolsa de Valores de São Paulo- que encerrou o semestre em queda de 9,96%.
Os principais índices de ações no mundo também amargaram perdas, refletindo uma aversão generalizada a risco em função dos fatos mencionados anteriormente.

 

Com este cenário, a ELOS conseguiu atingir rentabilidades positivas, no acumulado até junho, para os planos de benefícios que administra; porém, abaixo do esperado (metas atuarias) no caso dos planos de Benefício Definido (BD).



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Pesquisa de Satisfação 2022: O valor da sua opinião

Durante o mês de dezembro, realizamos uma pesquisa de satisfação com os participantes ativos e assistidos da Elos. Confira os principais resultados da Pesquisa de Satisfação 2022.

Veja mais
Calendário de Pagamento de Benefícios 2023

Calendário de Pagamento de Benefícios 2023

Confira as datas de pagamento da sua complementação de aposentadoria ou pensão e já faça seu planejamento anual.

Veja mais
Ainda dá tempo: faça um aporte na sua previdência e pague menos IR em 2023

Ainda dá tempo: faça um aporte na sua previdência e pague menos IR em 2023

Participantes dos Planos CD e ELOSPREV fiquem atentos e não percam esta oportunidade! O prazo termina dia 29/12.

Veja mais
Abrimos leilão para venda de três imóveis

Abrimos leilão para venda de três imóveis

A venda destes imóveis faz parte do nosso plano de desinvestimento imobiliário

Veja mais