ELOS passa a deter 25% das ações da linha de transmissão Uirapuru

Com a obtenção de todas as aprovações necessárias pelos órgãos reguladores – como Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), etc – foi finalizado, no último dia 11, a aquisição, em caráter de sociedade, da linha de transmissão Uirapuru pela ELOS.

 

Com a efetivação do negócio, a ELOS passa a deter 25% das ações da empresa, registrando assim, o primeiro investimento em Sociedade de Propósito Específico (SPE) para os planos BD-ELOS/Eletrosul e ELOSPrev. Os outros 75% do controle acionário foram assumidos pela Eletrosul Centrais Elétricas SA.
Foi, aliás, a patrocinadora Eletrosul quem apresentou a proposta participação na SPE Uirapuru (linha de transmissão localizada no estado do Paraná) que, detendo 49% do capital social da empresa, interessou-se pela proposta de venda feita pela espanhola Cymi Holding SA, detentora dos outros 51%, até então.

 

A análise do negócio apontou resultados extremamente favoráveis para os planos que terão seus recursos aplicados na SPE, uma vez que a linha de transmissão já é um projeto performado, ou seja, em operação e gerando resultados.

 

Cabe ressaltar que o acordo de acionistas prevê as boas práticas de governança corporativa e a Fundação ELOS também terá participação nos Conselhos de Administração e Fiscal, com poder de decisão em assuntos relevantes e estratégicos, primando pela excelência na gestão da empresa.

 

SPE é uma forma de investimento caracterizada pela constituição de uma estrutura societária (empresa), com demais sócios e finalidade específica. Em 2010, a ELOS já havia anunciado a possibilidade de passar a investir em SPE devido a necessidade de diversificação dos investimentos, frente ao declínio das taxas de juros a médio e longo prazo que poderiam comprometer os resultados do segmento de renda fixa, buscando alternativas que pudessem obter maior rentabilidade com o menor risco possível.

 

Foto: da esquerda, Geazi Corrêa, superintendente da ELOS, e Nelson Antonio Vieira Andrade, diretor Financeiro, e na efetivação do negócio que marca diversificação dos investimentos feitos pela Fundação.

 

Este conteúdo foi útil? Envie sua sugestão para [email protected] ou clique aqui.

 



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Pesquisa de Satisfação 2022: O valor da sua opinião

Durante o mês de dezembro, realizamos uma pesquisa de satisfação com os participantes ativos e assistidos da Elos. Confira os principais resultados da Pesquisa de Satisfação 2022.

Veja mais
Calendário de Pagamento de Benefícios 2023

Calendário de Pagamento de Benefícios 2023

Confira as datas de pagamento da sua complementação de aposentadoria ou pensão e já faça seu planejamento anual.

Veja mais
Ainda dá tempo: faça um aporte na sua previdência e pague menos IR em 2023

Ainda dá tempo: faça um aporte na sua previdência e pague menos IR em 2023

Participantes dos Planos CD e ELOSPREV fiquem atentos e não percam esta oportunidade! O prazo termina dia 29/12.

Veja mais
Abrimos leilão para venda de três imóveis

Abrimos leilão para venda de três imóveis

A venda destes imóveis faz parte do nosso plano de desinvestimento imobiliário

Veja mais