Desvalorização do Fundo Brasil Plural Energia Renovável FIP

1111111

 

Nos relatórios de rentabilidade do mês de agosto, pode ser observado que o investimento no fundo Brasil Plural Energia Renovável apresentou desvalorização de 70% em sua cota. Dado que o percentual de participação desse investimento em relação ao patrimônio dos planos é baixo – inferior a 1% –  o impacto na rentabilidade dos planos não foi significativo.  Para o Plano BD Tractebel o impacto foi de 0,45%, para Plano BD Eletrosul foi de 0,26% e para os  Perfis de Investimentos AII, BI, BII e BIII o impacto foi de 0,20%.

 
As razões da desvalorização
 

A desvalorização é decorrente de laudo de avaliação elaborado por avaliadora independente, contratada pelo gestor do fundo com aprovação dos cotistas, para realizar o estudo econômico-financeiro do valor justo das ações. Esse estudo teve como base a data de Dezembro/2016, e foi utilizado pelo administrador do fundo (Caixa Econômica Federal) para determinar o valor da cota. O laudo de avaliação não incorporou ações positivas realizadas na gestão dos ativos investidos ao longo de 2017, como o incremento do preço da energia vendida e outras renegociações contratuais, e que possuem potencial de reverter a desvalorização ocorrida.

 

Para que o administrador possa refletir as melhorias no valor da cota, uma nova aprovação do laudo de avaliação atualizado será necessária pelos cotistas, por meio de Assembléia Geral Extraordinária, o que estimamos que poderá ocorrer em cerca de 60 dias, de acordo com informações obtidas junto ao gestor e administrador.

 

A Fundação Elos permanecerá acompanhando o processo para que tal aprovação e seus desdobramentos na cota ocorram em conformidade e com a maior brevidade possível.  



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Pesquisa de Satisfação 2022: O valor da sua opinião

Durante o mês de dezembro, realizamos uma pesquisa de satisfação com os participantes ativos e assistidos da Elos. Confira os principais resultados da Pesquisa de Satisfação 2022.

Veja mais
Calendário de Pagamento de Benefícios 2023

Calendário de Pagamento de Benefícios 2023

Confira as datas de pagamento da sua complementação de aposentadoria ou pensão e já faça seu planejamento anual.

Veja mais
Ainda dá tempo: faça um aporte na sua previdência e pague menos IR em 2023

Ainda dá tempo: faça um aporte na sua previdência e pague menos IR em 2023

Participantes dos Planos CD e ELOSPREV fiquem atentos e não percam esta oportunidade! O prazo termina dia 29/12.

Veja mais
Abrimos leilão para venda de três imóveis

Abrimos leilão para venda de três imóveis

A venda destes imóveis faz parte do nosso plano de desinvestimento imobiliário

Veja mais