Metaverso: o mundo na realidade virtual

Metaverso: o mundo na realidade virtual

O metaverso integra os mundos real e virtual, é um ambiente imersivo de um conjunto de tecnologias: realidade virtual, realidade aumentada e hologramas. Apesar se popularizar recentemente, o metaverso é um termo antigo, que foi ressaltado pelo escritor Neal Stephenson, em seu livro ficção científica “Snow Crash”, na ficção contada na obra, o personagem “Hiro Protagonist” que na realidade é um entregador de pizza, no mundo virtual é um samurai, na história é chamado de metaverso.

Nas telas do cinema o metaverso também foi tema, retratado no romance “Ready Player One” (Jogador Número 1 no Brasil) de 2018”, do escritor Ernest Cline e diretor Steven Spielberg , no longa os personagens vivem em um mundo paralelo e para “fugir” do mundo real costumam passar horas no OASIS: um simulador virtual, que possibilita de serem o que quiserem.

Muitos projetos tentaram elaborar algo similar ao metaverso, como por exemplo o jogo “Second Life”, que foi lançado em 2003, o game era ambientado em realidade virtual 3D, que simulava a vida real, os avatares do jogo poderiam socializar uns com os outros. A proposta do jogo não teve sucesso em unir totalmente os mundos virtual e real, além de não ser capaz de criar uma economia digital, onde as pessoas pudessem ter uma propriedade virtual ou ganhar dinheiro. Atualmente essa modalidade é possível.

Ao contrário do “Second Life”, jogos como “Roblox”, “Fortnite” e “MInecratf” também utilizam da ideia do metaverso, nesses jogos, os usuários criam seus próprios personagens, vão a eventos, participam de missões e se relacionam um com os outros. Entre os dias 6 e 8 de agosto de 2021, a cantora norte-americana Ariana Grande fez um show dentro do Fortnite, o evento foi chamado de “Turnê da Fenda”, contando com cinco apresentações. Vale ressaltar que o conceito de metaverso se expande além dos jogos online, esse universo é mais abrangente, com o intuito de permear todos os aspectos da vida real: trabalho, lazer, estudo, relacionamentos e entre outros.

Algumas empresas apostam no metaverso, o Facebook por exemplo, em outubro de 2021 mudou o nome e passou a se chamar de Meta. O presidente da companhia, Mark Zuckerberg ressaltou “Hoje somos vistos como uma empresa de mídia social, mas em nosso DNA somos uma empresa que constrói tecnologia para conectar pessoas, e o metaverso é a próxima fronteira, assim como a rede social foi quando começamos”.

O interesse do Facebook no metaverso não é de hoje, em 2014 o grupo comprou a Oculus, uma empresa que faz a fabricação de headsets de realidade virtual, equipamentos fundamentais para entrar na nova realidade em construção. Em agosto de 2021, o Facebook lançou o Horizon Workrooms, tal ferramenta que dá aos usuários a autonomia de criarem avatares e participarem de reuniões virtuais.

No mundo do metaverso também é possível investir, confira abaixo algumas modalidades de investimento:

Criptomoedas: é possível comprar moedas associadas ao metaverso, Decentreland (MANA), Sandbox (SAND) e Enjin Coin (ENJ) são algumas delas, geralmente são cobradas taxas de saques e transferências. Essas moedas podem ser obtidas por meio de exchanges.

Fundos de investimentos: em dezembro de 2021, a empresa brasileira Vitreo lançou o produto “Vitreo Metaverso”, é possível aplicar fundos voltados ao metaverso, o aporte mínimo é de R$1.000,00, sob 0,9% ao ano de taxa de administração e 10% de taxa de performance sobre o que exceder o índice S&P500 Total Return.

Terrenos virtuais: há possibilidade de investir em terrenos virtuais no metaverso, através de plataformas e vende-las futuramente. Em novembro, um terreno virtual de 566 metros quadrados de um game do metaverso foi vendido por US$ 2,4 milhões em criptomoedas.

Apesar de diversas tecnologias serem empregadas ao metaverso, a segurança e privacidade é questionada por alguns especialistas: uma possível centralização do metaverso é contestada, levando em consideração que empresas como o Facebook e o Google já possuem parte de dados dos usuários de seus produtos e serviços, qual seria a segurança desses dados ficarem conectados 23 horas por dia?

O metaverso é um produto que seu conceito ainda está em construção, muitas vezes com a chegada de uma nova tecnologia a empolgação vai a frente da razão, e se tratando de investimentos todo cuidado nunca é pouco!

A dica é: antes de fazer qualquer tipo de investimento pesquise antes, procure se atentar aos mínimos detalhes: em relação a modalidade do investimento que você tem interesse e se o retorno está de acordo com o que você procura!

Referências:

https://www.infomoney.com.br/guias/metaverso/



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Pesquisa de Satisfação 2022: O valor da sua opinião

Durante o mês de dezembro, realizamos uma pesquisa de satisfação com os participantes ativos e assistidos da Elos. Confira os principais resultados da Pesquisa de Satisfação 2022.

Veja mais
Calendário de Pagamento de Benefícios 2023

Calendário de Pagamento de Benefícios 2023

Confira as datas de pagamento da sua complementação de aposentadoria ou pensão e já faça seu planejamento anual.

Veja mais
Ainda dá tempo: faça um aporte na sua previdência e pague menos IR em 2023

Ainda dá tempo: faça um aporte na sua previdência e pague menos IR em 2023

Participantes dos Planos CD e ELOSPREV fiquem atentos e não percam esta oportunidade! O prazo termina dia 29/12.

Veja mais
Abrimos leilão para venda de três imóveis

Abrimos leilão para venda de três imóveis

A venda destes imóveis faz parte do nosso plano de desinvestimento imobiliário

Veja mais