fbpx

Rentabilidades dos planos no primeiro semestre de 2011

Publicado em 26/07/11

Já está disponível, na área de acesso restrito do portal da ELOS, as rentabilidades obtidas no primeiro semestre de 2011 para os planos de benefícios administrados pela ELOS: BD-ELOS/Eletrosul; BD-ELOS/Tractebel e ELOSPrev. Para conferir, efetue login no site, clique em Investimentos > Rentabilidade > Junho 2011.

 

Cenário Econômico

 

Primeiro semestre de 2011 trouxe poucas alegrias para o investidor brasileiro

por Rogério Brenand Pazzim

 

De forma geral, o questionamento sobre a capacidade dos países europeus em pagar suas dívidas – especialmente a Grécia com a possibilidade de calote da dívida pública do país – permearam as decisões de investimento neste primeiro semestre de 2011. Em início de junho, estes temores ficaram ainda mais intensos com o alerta feito pela agência de classificação de risco Moody’s que poderia rever a classificação de risco dos Estados Unidos por conta do alto endividamento do país. No mês de julho, os investidores devem ficar de olho na votação sobre o novo limite legal da dívida americana, que atingiu US$ 14,3 trilhões em maio.

 

No cenário doméstico, a Moody´s também elevou o nível de classificação de risco dos títulos públicos brasileiros, o que representa uma melhora de avaliação do país em cumprir suas obrigações de pagamentos; e com isso, consequentemente, o Brasil consegue captar recursos financeiros à taxas de juros mais baixas.

 

Em relação à inflação e juros, o Banco Central deu continuidade a sua estratégia de aumento da taxa básica de juros, elevando a Selic em 0,25% para 12,25% ao ano, mostrando sua preocupação com a provável elevação dos índices de preços no segundo semestre de 2011.

 

Mesmo com o crescimento econômico se mantendo vigoroso e com os lucros das empresas em alta, o aplicador de bolsa não foi beneficiado. Os investimentos realizados pela ELOS neste segmento, registraram desvalorização de 3,43%, porém não são comparáveis às perdas registradas pelo Ibovespa – índice de desempenho da Bolsa de Valores de São Paulo- que encerrou o semestre em queda de 9,96%.
Os principais índices de ações no mundo também amargaram perdas, refletindo uma aversão generalizada a risco em função dos fatos mencionados anteriormente.

 

Com este cenário, a ELOS conseguiu atingir rentabilidades positivas, no acumulado até junho, para os planos de benefícios que administra; porém, abaixo do esperado (metas atuarias) no caso dos planos de Benefício Definido (BD).

Pular para o conteúdo