fbpx
Saúde e Bem Estar

Dia Mundial do Meio Ambiente: atitudes que salvam vidas

Publicado em 05/06/22

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos recursos naturais e os problemas ambientais que o mundo enfrenta.

A preocupação com o meio ambiente e a devastação da natureza é algo que acontece há muito tempo. Existem alguns projetos que visam a preservação das espécies animais, como por exemplo os parques nacionais, que são áreas protegidas, que geralmente possuem grande extensão e são de propriedade do Estado, com o objetivo principal de proteção de ecossistemas naturais.

No Brasil existem alguns parques naturais, como o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, que é o parque mais visitado do Brasil, onde se encontra o Cristo redentor, há também o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque Nacional de Jericoacoara, o Parque Nacional de Aparados da Serra, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, entre outros.

O consumo exagerado dos recursos naturais tem grande influência na poluição do meio ambiente e na destruição do habitat natural dos animais. Este é um alerta crucial, pois toda essa degradação ambiental também pode alterar consideravelmente a sobrevivência humana. Com pequenos atos podemos ajudar a preservar a vida animal, humana e os recursos naturais do nosso planeta.

Aqui na ELOS, utilizamos políticas internas de sustentabilidade e estamos com um projeto de implementação de ESG, que são políticas que visam as boas práticas da empresa, em relação ao meio ambiente, a responsabilidade social e a transparência na política de administração com clientes, fornecedores e colaboradores.

No decorrer deste processo, criamos alguns hábitos de conscientização, sustentabilidade e ações sociais. Alguns desses projetos que foram implementados são:

Reciclagem: separação dos lixos, orgânicos e recicláveis;

Descarte de cápsulas de café: levamos as cápsulas para as fábricas fazerem a reutilização;

Ação de Natal: arrecadamos brinquedos, que são distribuídos em comunidades carentes, por intermédio de uma instituição de caridade;

Recolhimento de tampas: de garrafa pet, pilha, esponja e canetas;

Ação do Dia das Mulheres: foi realizado uma arrecadação de absorventes e distribuídos em uma comunidade carente;

Ecobags: criamos uma sacola personalizada, feita com materiais naturais, que não ferem o meio ambiente;

Kit Onboarding: foi criado pensando na sustentabilidade, no nosso kit temos caneca, garrafa e copo, para incentivar a reutilização desses objetos, diminuindo o consumo em excesso de copos de plástico.

Existem hábitos simples que podemos começar a adotar em nosso dia a dia e que ajudam a preservar o nosso planeta:

  • Separe os lixos orgânicos dos recicláveis;
  • Não jogue lixo nas ruas;
  • Ande mais a pé ou de bicicleta, isso pode ser um incentivo para a prática de atividades físicas;
  • Economize água e não a desperdice;
  • Reaproveite os objetos, muitas vezes compramos produtos novos sem necessidade e alguns podem ser reaproveitados;
  • Não compre animais silvestres, esses animais precisam viver no seu habitat natural.

São pequenos atos e hábitos que, se cada um começar a fazer e a propagar essa conscientização ambiental, trarão grandes benefícios nos próximos anos para o nosso planeta e para a humanidade.  O mundo muda, quando você muda!

Referências:

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm

https://www.viagenscinematograficas.com.br/2017/04/parques-nacionais-brasil.html

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/dia-da-terra-2021-conheca-projetos-ambientais-que-ajudam-a-preservar-o-planeta/

Pular para o conteúdo