Você sabe a diferença entre ouvir e escutar?

Você sabe a diferença entre ouvir e escutar?

As discussões, brigas e a intolerância têm aumentado muito nestes meses de pandemia. A polaridade política e as divergências sobre a própria pandemia e as medidas de prevenção tem gerado conflitos dentro da família e do círculo de amigos. O que está acontecendo? No momento em que mais precisamos nos unir, dar carinho e apoio, estamos brigando e alimentando o sentimento de raiva. A chave para frearmos essa onda de intolerância é o diálogo. Mas ele só funciona se soubermos a diferença entre ouvir e escutar.

Ouvir é um processo mecânico referente ao sentido da audição, é além de sua vontade, a não ser que tape os ouvidos. Já escutar é uma ação que depende da sua vontade em prestar atenção, tentar entender o que está sendo dito, refletir, e, depois de assimilado o conteúdo, concordar ou não. O que não devemos fazer é enquanto o outro está falando, já estarmos mais preocupados em elaborar a nossa argumentação para discordar, sem nem ao menos termos escutado. É a famosa expressão: entrou por um ouvido e saiu pelo outro.

Não somos obrigados a concordar com o que nos é dito, mas por respeito devemos avaliar e levar em consideração a argumentação do outro. Não existem somente dois lados, um certo e um errado, é muito mais complexo do que essa polarização que nos emburrece. Pense nisso e escute as opiniões diferentes da sua. Aprenda e evolua com elas, agregando seus familiares e amigos, ao invés de afastá-los.

Mais tolerância e empatia!!

Autor: Vivian Beltrame Awad
             Jornalista e assessora de comunicação



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Cadastro de Assinatura eletrônica em nosso Portal

Faça a sua! É rápido, fácil e seguro.

Veja mais
Conheça o primeiro participante do Plano ELOSPREV CGT Eletrosul

Conheça o primeiro participante do Plano ELOSPREV CGT Eletrosul

Willian Raposo de Medeiros, 34 anos, é o primeiro participante do Plano ELOSPREV CGT Eletrosul. Ele, que é técnico eletrotécnico na área de manutenção da Usina Térmica de...

Veja mais
Revisão Anual do Perfil de Investimento

Revisão Anual do Perfil de Investimento

Os participantes ativos e assistidos do Plano CD podem solicitar a troca de perfil durante o mês de maio. Você sabe como solicitar a alteração do seu perfil?

Veja mais
Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Em decorrência da pandemia, vamos oferecer novamente este ano a possibilidade de suspensão excepcional

Veja mais